Cetep: primeira formatura de 2016 qualifica 400 pessoas

22/06/2016 14:21:00 - Jornalista: Ana Menezes

Foto: Maurício Porão

De informática a design de sobrancelha, cursos são voltados para o atual mercado de trabalho

A Prefeitura de Macaé investe na capacitação profissional. O objetivo do Centro de Educação Tecnológica e Profissional (Cetep) e da Agência de Trabalho, Educação Profissional e Renda (Agetrab) é formar bons profissionais e encaminhá-los ao mercado de trabalho. Nesta terça-feira (21) ocorreu a primeira formatura de 2016, que contemplou 400 formandos. A cerimônia ocorreu no auditório da Cidade Universitária.

No evento, os alunos receberam o certificado de conclusão em 16 cursos: Abordagem ao Uso Prejudicial de Álcool, Tabaco e Outras Drogas; Bombeiro Hidráulico; Cabeleireiro; Caldeiraria Industrial; Corte e Costura Básico; Corte e Costura Intermediário; Eletricista Instalador Predial; Garçom; Informática Básica; Lembranças e Mimos em Tecido Feito a Mão; Manicure e Pedicure; Design de Sobrancelha e Maquiagem; MS Project; Pintura Industrial; Soldador; Tricô e Crochê.

- Sou corretora de imóveis, e com o atual cenário de recessão econômica do país resolvi buscar outro ramo, e não ficar de braços cruzados. Encontrei no curso de Design de Sobrancelha e Maquiagem uma oportunidade de qualificação e recolocação no mercado de trabalho. Agradeço a prefeitura, ao Cetep e ao professor Júlio Ferraz, estão todos de parabéns, eu indico para todo mundo - ressaltou Eliane Costa.

Letícia Pedroza Barcelos é uma das formandas do curso de manicure, e resolveu se matricular assim que soube, por uma amiga, da oportunidade de capacitação gratuita. "Há mais de três anos faço unha para pessoas da minha família, agora com o curso aprendi novas técnicas, como o jeito de dar atenção ao cliente e a correta higienização das mãos, passando álcool em gel. Agora eu me sinto mais segura de atender outras pessoas, e pretendo aumentar o ritmo de trabalho, minha clientela e renda", disse a jovem de 19 anos.

Já Anderson Alberto dos Santos, de 23 anos, concluiu o curso de pintura industrial. "Entrei no curso em busca da qualificação, pois já trabalhava na área, mas não tinha o certificado. E para conseguir um emprego embarcado é necessária essa capacitação. Apesar da experiência, por trabalhar por conta própria, aprendi muito com ótimos professores, pois souberam passar o que eu ainda não sabia", afirmou.

O cabeleireiro do CM Stúdio, Matheus Marques, realizou o curso básico de cabeleireiro no Cetep, e hoje é funcionário do empresário Charles Oliveiras, também ex-aluno do Cetep. Charles fez o curso avançado e Matheus é o próximo a fazer essa modalidade do curso. "Cursei o básico é já aumentei minha renda, pois agora sou escovista, realizo tratamentos capilares, entre outras coisas que antes não sabia fazer, pretendo cada vez mais me capacitar. Agradeço a professora Andréia Britto por todo profissionalismo e atenção", enfatizou.


Fotos Relacionadas