Desfile encerra aulas de Corte e Costura

20/10/2016 16:48:00 - Jornalista: Thamires Costa

Foto: Rui Porto Filho

Novos talentos entram no mercado da moda nesta semana

O Colégio Municipal Professora Maria Isabel Damasceno Simão, foi palco, nesta quinta-feira (20), de um belo desfile que marcou o encerramento das aulas do curso de Corte e Costura promovido pela prefeitura, por meio da Agência de Trabalho, Educação Profissional e Renda (Agetrab). Na ocasião, as 20 alunas tiveram a oportunidade de mostrar suas novas peças.

O curso é visto por algumas das alunas como uma nova fonte de renda. Sueli Cristina de Souza conta como foi importante para ela participar dessas aulas. "Aprendi a costurar sozinha, porém, toda profissão tem sua técnica. E eu precisava de instruções para me aprimorar, e o curso me ajudou muito, mais do que esperava. Hoje a costura é a única forma de aumentar a minha renda sem me afastar dos meus filhos e ainda me aproximar de novas pessoas", afirma Sueli, que mostra orgulhosa os vestido da filha e o seu, feitos por ela.

A instrutora da turma, Maria da Cruz, fala sobre o que é o curso na vida dessas mulheres. "Claro que é importante para elas essa nova oportunidade de ter sua própria renda, contudo o curso ainda ajuda como uma terapia ocupacional", disse.

O curso conquista mulheres de todas as idades. A jovem estudante de administração, Ana Carolina Chaves, de 23 anos, conta porque decidiu aprender a costurar. "Queria costurar só para mim. Entrei sem saber nada, mas sempre tive vontade de fazer minhas próprias roupas. Hoje vejo que posso costurar até para fora", frisou Ana Carolina, acrescentando que o curso despertou nela o desejo em cursar Moda.

Com 65 cursos profissionalizantes, o Cetep tem um grande destaque para o mercado de trabalho. Para Humbertto Mattos Assumpção, presidente da Agetrab, é importante a qualificação em diversas áreas. "Nossa pretensão é estender esses serviços, principalmente à população com vulnerabilidade social", ressalta.

Além do Mercado de Trabalho, os cursos são apontados com um grande valor social. "Os cursos profissionalizantes agregam não só a renda, mas melhora a estima das pessoas e sua qualidade de vida" afirmou Luiz Alberto Pinheiro, diretor administrativo da Agetrab.

O Cetep fica na Rua Alfredo Backer, 363, Centro. Para se inscrever nos cursos é necessário uma foto 3X4 recente; cópias da carteira de identidade e CPF; comprovante de residência e de escolaridade. Mais informações nos telefones 2762-4740 e 2762-4025.

Parceria com o CCI - Nesta sexta-feira (21), às 10 horas, no Centro de Convivência do Idoso (CCI), ocorre o encerramento do curso de Corte e Costura, feito em parceria com o CCI.


Fotos Relacionadas