Agroeconomia amplia suporte a pequenos produtores rurais

27/09/2019 12:00:00 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Foto: Equipe Secom e divulgação

Apoio técnico visa a eficiência na produção agrícola

Visando a melhoria, desenvolvimento e valorização da agricultura familiar do município, a Prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria de Agroeconomia, vem ampliando sua atuação em pequenas propriedades rurais e assentamentos. O trabalho inclui a aplicação de calcário, orientação técnica e apoio logístico com maquinário agrícola antes e após a colheita.

De acordo com o secretário de Agroeconomia, George Jardim, com a recuperação de equipamentos foi possível ampliar o atendimento aos agricultores. “Atualmente, a secretaria conta com sete máquinas, entre tratores e retroescavadeiras, que fazem o serviço de limpeza, abertura de vala, tanques e bebedouros e preparo do solo para plantio”, disse.

Segundo informação da secretaria, o trabalho de limpeza com retroescavadeira foi de 23.114 metros em 2018, para 32.772 metros de janeiro a agosto deste ano. Os dados apontam, ainda, crescimento no serviço de abertura de vala que já ultrapassou todo ano passado indo de 1.572 metros para 1.990 metros. O acontece com a abertura de tanques e bebedouros que dobrou a metragem, indo de 511 metros em 2018, para 1.187 metros até agosto deste ano. O aumento também alcançou o trabalho realizado com trator que foi de 633 hectares no ano passado para 698 em 2019.

Os serviços com maquinários são realizados em pequenas propriedades e em assentamentos como Prefeito Celso Daniel, Maria Amália 1 e 2, Fazenda Bendizia, na Bicuda Pequena e Projeto de Desenvolvimento Sustentável (PDS) Osvaldo de Oliveira, localizado no distrito de Córrego do Ouro.

Os produtores também recebem auxílio técnico por meio de visita de engenheiros agrícolas e técnicos agrícolas que analisam o solo. Quando há indicação de calcário para a correção do ph do solo, a secretaria faz a doação e a colocação do produto, que é aplicado antes do plantio de algumas espécies como feijão, banana, aipim e milho. Este ano já foram aplicados calcário em 3.984 hectares.

Outro serviço oferecido pela secretaria para os pequenos agricultores é a doação de mudas de hortaliças. Em 2018, foram doadas 2.948 mudas e até julho deste ano, 41.700.

Mudas

A Secretaria de Agroeconomia também possui um projeto de repovoamento florestal, visando à melhoria da qualidade do ar e a preservação do ambiente, em que são distribuídas mudas de árvores frutíferas, ornamentais e nativas como oiti, ipê, jambo, jaca, abacate, entre outras.

O projeto é voltado para toda população e cada pessoa pode adquirir até 10 mudas. A solicitação deve ser feita na sede da secretaria no Parque de Exposições Latiff Mussi.

As mudas são preparadas no Horto Municipal, localizado no Imburo. O Horto conta com uma área total de 18,9 hectares. Além de mudas nativas para reflorestamento, são produzidas mudas de árvores frutíferas, plantas ornamentais, plantas medicinais e hortaliças.

A Secretaria de Agroeconomia, está localizada no Parque de Exposições Latiff Mussi Rocha, na Rodovia Amaral Peixoto, s/n, São José do Barreto.


Fotos Relacionadas