Agroeconomia vai implantar van laboratório de análise de solos

16/03/2021 17:18:00 - Jornalista: Janira Braga

Foto: Rui Porto Filho

Secretário de Agroeconomia verifica forno de beneficiamento na Casa de Farinha de Serra da Cruz

O secretário de Agroeconomia, Luiz Fernando Borba Pessanha, visitou nesta terça-feira (16) a Casa de Farinha, responsável por beneficiar aipim e produzir farinha, na localidade da Serra da Cruz, na Região Serrana. No local, ele informou que a secretaria vai abrir licitação para aquisição de uma van laboratório de análise de solos. Além disso, ele afirmou que a licitação para obtenção de adubo e calcário já foi realizada.

- A análise será feita nas próprias propriedades com nossos profissionais. A van se desloca e nossos especialistas fazem a coleta do solo, a análise e identificam a necessidade de calcário e adubo. Será uma grande evolução para trazer resposta imediata aos produtores, vamos atender assentamentos como Bendizia, Celso Daniel, Maria Amália, Aterrado do Imburo, toda a região serrana, como Serra da Cruz, Córrego do Ouro e demais localidades - detalhou Luiz Fernando.

O secretário lembrou que tanto a van laboratório como a aquisição do adubo e do calcário vão abranger também quem beneficia o aipim na Casa de Farinha. "A Casa de Farinha foi construída para atender os produtores de aipim da região, mas hoje ela assiste também os assentados, que podem vir aqui construir a farinha para comercialização", comentou.

O objetivo, segundo Luiz Fernando, é ampliar e maximizar o atendimento prestado pela Agroeconomia aos produtores rurais e assentamentos. "Não vamos apenas fomentar a economia rural, vamos aumentar o atendimento com a patrulha agrícola, a análise dos solos, o fornecimento de profissionais para uma maior produção, além de facilitar o escoamento da produção", enumerou.

O técnico agrícola Edson da Conceição ressaltou que antes do solo receber adubo ou calcário, é fundamental a análise, daí a importância de um equipamento móvel de resposta imediata. "A partir da análise de solo é definida a cultura que o produtor vai implantar na terra e feita a adubação e a calagem. O calcário corrige a acidez do solo e o adubo é fonte de nutrientes para as plantas", assinalou.

O produtor rural que quiser beneficiar sua produção de aipim na Casa de Farinha, basta ligar para a Secretaria de Agroeconomia no telefone: 2772- 4390 e fazer o agendamento para o trabalho, cujo responsável é o técnico Fernando Salgado. O beneficiamento ocorre de segunda a sexta-feira, de 8 às 17 horas.


Fotos Relacionadas