Atividades do Centro de Equoterapia voltam em março

20/02/2017 15:19:00 - Jornalista: Equipe Secom

Foto: Guga Malheiros

Até o retorno, os cavalos utilizados são treinados para a readaptação

As atividades com praticantes no Centro de Equoterapia de Macaé (CEM), que funciona no Parque de Exposições Latiff Mussi Rocha, ligado à Secretaria de Agroeconomia, voltam a acontecer no início de março, de segunda a sexta-feira, das 8 horas às 17 horas. O atendimento em 2016 terminou no final de novembro. Atualmente há cerca de 170 inscritos, que realizam a atividade por 30 minutos, uma vez por semana.

O período que antecede a volta é utilizado para a preparação dos animais e do próprio local. "No atual momento, os cavalos estão voltando à arena e se readaptando às pessoas e ao próprio treinamento. Há simulação de atendimento inclusive com os acessórios que utilizamos, como argolas, por exemplo", disse a coordenadora do Centro, Adriana Pessoa.

O CEM começou a funcionar em julho de 2013 e está próximo de completar quatro anos. O tratamento pode ser feito por crianças a partir de dois anos e é direcionado para pessoas com distúrbio comportamental, Síndrome de Down, Autismo, Atraso Neuropsicomotor, Déficit de Atenção, Dificuldade de Interação Motora e Social, entre outras indicações médicas.

O trabalho é complementar e busca a evolução da psicomotricidade por meio de atividades lúdicas com cavalos. Para participar é necessário fazer a inscrição no próprio local, mas há fila de espera. Na proporção em que novas vagas surgem, outros praticantes são chamados. Antes, porém, é preciso ser aprovado por uma equipe multidisciplinar.


Fotos Relacionadas