Censo Agropecuário começa dia 1º de outubro

26/09/2017 11:01:00 - Jornalista: Julie Silveira

Foto: Rui Porto Filho

Participação do produtor rural é fundamental para sucesso do resultado

O Censo Agropecuário, Florestal e Aquícola 2017, principal e mais completa investigação estatística e territorial sobre a produção agropecuária do país, irá mobilizar milhares de pessoas desde a fase de seu planejamento até a divulgação dos resultados. O levantamento, que começa dia 1° de outubro, será realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A pesquisa pretende investigar informações em cerca de 5,3 milhões de estabelecimentos agropecuários em todos os municípios brasileiros, levantando informações sobre agricultura, extração vegetal, silvicultura, criação de animais, entre outros. A Secretaria de Agroeconomia já realizou reunião com a Comissão Municipal de Geografia e Estatística, que vai acompanhar a ação em Macaé.

De acordo com o secretário de Agroeconomia e também integrante da comissão, Alcenir Maia Costa, a participação do produtor rural é fundamental para que o resultado seja satisfatório. "É necessário que o questionário seja respondido corretamente. Nós, da secretaria de Agroeconomia, vamos ajudar na localização e contribuir para que seja possível obter dados exatos", destacou Alcenir

Além do secretário de Agroeconomia, a comissão é formada pelo secretário do Interior, Jocimar Gomes de Oliveira, representantes do Núcleo de Defesa do Animal e da Empresa de Assistência Técnica Extensão Rural (Emater) do Rio de Janeiro, além da coordenadora regional do IBGE, Taísa Sawczuk.

Segundo Taísa Sawczuk, a comissão vai servir para a solução de eventuais dificuldades, tomando as providências pertinentes e informando ao representante do IBGE sobre os casos de maior complexidade.

"Serão coletados dados por meio de preenchimento de questionário eletrônico, sobre o total de estabelecimentos e o que cada um produz, além de utilização de pessoal e mão de obra; caracterização do produtor; distribuição e uso de terras, entre outros dados do setor, referidos ao período de primeiro de outubro de 2016 até 30 de setembro de 2017 para Brasil", pontuou Taiza Sawczuk.

A divulgação de resultados está prevista para 2018 sobre quantidade e área total dos estabelecimentos agropecuários, utilização das terras, tratores, pessoal ocupado, efetivos da pecuária e produção animal, para todo Brasil e grandes regiões e Unidades de Federação.