Equoterapia amplia atendimento

04/05/2017 09:58:00 - Jornalista: Julie Silveira

Foto: Rui Porto Filho

Espaço promove qualidade de vida para pessoas com necessidade de desenvolvimento físico, psicológico e social

As atividades no Centro de Equoterapia de Macaé (CEM), ligado à Secretaria de Agroeconomia, voltaram a funcionar no mês de março com 15 novos pacientes, um total de 150, que realizam a atividade por 30 minutos, uma vez por semana. O espaço promove qualidade de vida para pessoas com necessidade de desenvolvimento físico, psicológico e social.

O tratamento é direcionado a pacientes com paralisia cerebral, síndrome de down, autismo e outras indicações médicas para um trabalho complementar que busca a evolução da psicomotricidade, por meio de atividades lúdicas com cavalos.

De acordo com a coordenadora do Centro, Adriana Pessoa, para participar, é necessário fazer a inscrição no próprio local. "É fundamental que os interessados deixem o nome na fila de espera, pois, por diversos motivos, como a liberação de pacientes, mudança de endereço e incompatibilidade de horário, por exemplo, surgem novas vagas, e, como consequência, outros pacientes são chamados. Antes, porém, é preciso ser aprovado por uma equipe multidisciplinar. Em um mês surgiram 15 novas vagas", destacou.

A equoterapia funciona com uma equipe multidisciplinar formada por condutores, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, psicólogos, tratadores e educadores de animais. O treinador Neilton da Conceição Félix, que atua no local, trabalha com cavalos há 30 anos.

As atividades no Centro de Equoterapia funcionam no Parque de Exposições Latiff Mussi Rocha, de segunda a sexta-feira, das 8 horas às 17 horas. A inscrição é feita no próprio local, de segunda a sexta-feira, das 8 horas às 17 horas, com documentos de identificação e encaminhamento médico.


Fotos Relacionadas