Fábrica de Farinha tem capacidade para produzir 1t por semana

06/05/2021 17:40:00 - Jornalista: Julie Silveira

Foto: Divulgação Agroeconomia

A unidade é mantida pela Prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria de Agroeconomia

A Fábrica de Farinha da Serra da Cruz tem capacidade para produzir, em média, uma tonelada de farinha de mandioca por semana. A unidade é mantida pela Prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria de Agroeconomia, com o objetivo de fomentar e incentivar a economia rural local, explorando uma nova oportunidade de negócio sustentável.

Nesta semana, produtores do assentamento Osvaldo de Oliveira, localizado em Córrego do Ouro, produziram 250 kg de farinha. De acordo com o secretário de Agroeconomia, Luiz Fernando Borba Pessanha, a fábrica tem capacidade para produzir muito mais, porém, falta demanda.

“Para incentivar o produtor rural a produzir cada vez mais e, com isso, fortalecer a economia rural, a Secretaria de Agroeconomia está ampliando o apoio. Os investimentos na recuperação de maquinários - como tratores e retroescavadeiras -, infraestrutura, logística e o apoio técnico de servidores da nossa pasta têm contribuído para que agricultores do município tenham melhores condições de produção” destacou o secretário.

Segundo informações do agricultor Nelson Bernardes, representante do Assentamento Osvaldo de Oliveira, a farinha de mandioca é uma das principais produções do assentamento. “O nosso modelo de trabalho é o cooperado. A expectativa é que essa ação em conjunto dos agricultores e o apoio logístico da prefeitura possibilite que a nossa produção chegue a mil quilos de farinha por mês, isso ainda este ano”, pontuou.

A Fábrica de Farinha não abrange somente a localidade de Serra da Cruz, mas toda a cidade e a área rural do município. A farinha de mandioca produzida na unidade é integral, sendo um subproduto do aipim, raiz rica em carboidrato com capacidade principal de fornecer energia.

A fábrica fica localizada em Serra da Cruz, próximo a Trapiche, e qualquer agricultor que queira beneficiar sua produção de aipim pode agendar através da Secretaria de Agroeconomia, pelo telefone: (22) 2772-4390.


Fotos Relacionadas