Feiras oferecem produtos frescos e livres de agrotóxico

23/03/2018 10:59:00 - Jornalista: Tatiana Gama

Foto: Rui Porto Filho

Produtores rurais comercializam frutas, verduras e legumes

Para quem procura produtos de qualidade, frescos e livres de agrotóxico, diversas feiras em Macaé oferecem frutas, verduras e legumes. A Feirinha da Roça, com 30 anos de tradição e organizada pela Secretaria de Agroeconomia, acontece aos sábados, a partir das 4h. Já as feiras dos bairros Imbetiba, Glória e Pecado são promovidas por meio da Cooperativa de Agricultura Familiar (Coopmac), e incluem produtos da economia solidária, como doces e artesanatos.

A Feirinha da Roça funciona na rua Manoel Joaquim dos Reis, ao lado do Supermercado Extra, no Centro, com 85 expositores e recebe cerca de três mil pessoas todos os sábados.

A feira na Imbetiba acontece na orla da praia, todas as terças-feiras, de 6h às 13h, e também na sexta-feira, de 14h às 19h. Já no bairro da Glória, a programação ocorre na praça, às quartas, de 6h às 12h. Na praia do Pecado, os produtos são oferecidos às sextas-feiras, de 6h às 13h.

O diferencial é a promoção da saúde, por meio do fornecimento de produtos orgânicos e sem uso de agrotóxico, além de preços justos e solidários. Outro atrativo é o artesanato, elaborado com material descartado.

Quem quiser participar das feiras precisa residir em Macaé. No caso de Economia Solidária, a pessoa deverá comprovar que a venda de seus produtos é para o seu sustento. Já quem for comercializar produtos como verduras, frutas, legumes, deverá ter propriedade no município. Outras informações pelo telefone (22) 99936-1378 ou e-mail coopmac2007@hotmail.com.

Apoio técnico contribui para alcance de qualidade

Como incentivo aos produtores da cidade, a prefeitura, por meio da Secretaria de Agroeconomia, disponibiliza assistência técnica aos agricultores na produção de mudas, por meio de orientação de preparo mecanizado de solos e correção de acidez. Práticas de cultivo, controle de pragas e doenças, insumos básicos para produção, como calcário e composto básico, transporte de produtos e feirantes para a Feira da Roça também são promovidos.

Além disso, a prefeitura apoia com vacinação do rebanho, orientações zootécnicas e cursos de capacitação e comercialização, além de buscar viabilidade econômica e retorno financeiro para as famílias, com o fornecimento e a distribuição dos produtos da agricultura familiar para merenda escolar que abastece 106 escolas do município. Macaé conta com cerca de 600 propriedades rurais.