Macaé é destaque na produção de feijão

22/11/2018 16:19:00 - Jornalista: Liliane Barboza

Foto: Ana Chaffin

Prefeitura fornece assistência técnica para produtores de feijão e estimula economia rural

Macaé é um dos municípios que se destacam no Estado do Rio na produção de feijão. Segundo o IBGE, foram produzidas 586 toneladas de feijão preto, fradinho e verde em 2017. A prefeitura fornece apoio dos técnicos da Secretaria de Agroeconomia, desde o preparo do solo até que o feijão esteja pronto para ser ensacado e comercializado.

"Conto com as orientações de três técnicos que me dizem como fazer. Estamos agora debulhando o feijão de forma mecânica e depois ele passa pela secagem artesanal, é peneirado e ensacado", explicou o produtor Nilson Gomes, cuja propriedade está localizada no Assentamento Prefeito Celso Daniel (gleba Cabíunas I), Sítio Santa Sara, às margens da Rodovia Amaral Peixoto, próximo à BR 101.

O engenheiro agrônomo João Flores assinalou que os técnicos da Secretaria de Agroeconomia realizam visitas periódicas para orientar os produtores de feijão. "Nós fornecemos toda a assistência técnica, desde a orientação do maquinário, principalmente agora que alguns produtores tiveram suas colheitas prejudicadas em função das últimas chuvas, frisou.

No assentamento, o feijão é orgânico, ou seja, sem uso de inseticida, fungicida ou qualquer outro produto químico.Nilson Gomes conta que produz feijão há 13 anos e até este mês conseguiu colher dois mil quilos do alimento. A sua propriedade possui 9,6 hectares, sendo que dois hectares são exclusivos para o plantio do feijão.

"Produzo feijão preto e vermelho, que são utilizados para a merenda escolar e vendidos nas feirinhas de agricultura familiar no município. No ano passado, consegui uma renda de R$ 9 mil com a comercialização do produto", contou.

O técnico agrícola da Secretaria de Agroeconomia, Edson Terra, detalhou que as folhas separadas no processo da debulhação mecânica são utilizadas como cobertura morta, que serão inseridas como cama no galinheiro e futuramente como adubo orgânico para a horta.

O produtor Nilson Gomes, além de produzir feijão, faz plantio de milho, quiabo, abóbora, coco, além de ter hortaliça e fornecer também ovos.

Os pequenos produtores rurais de Macaé interessados em obter informações sobre a assistência técnica devem procurar a sede da secretaria de Agroeconomia, localizada no Parque de Exposições Latiff Rocha Mussi, Rodovia Amaral Peixoto, s/n, bairro São José do Barreto ou pelo telefone 2759-5309.


Fotos Relacionadas