Prefeitura fortalece agricultores familiares na produção da merenda escolar

06/09/2021 11:52:00 - Jornalista: Elis Regina Nuffer

Foto: Arquivo Secom / Moisés Bruno

A iniciativa valoriza a agricultura familiar para a melhor qualidade da merenda ofertada aos alunos da rede

Cento e dez agricultores familiares de Macaé ampliaram a produção e vão garantir a oferta de alimentos para a merenda de qualidade aos alunos da rede pública municipal neste mês. Eles já assinaram contrato com o governo municipal e serão responsáveis pela oferta variada no cardápio, principalmente, de hortaliças, tubérculos, frutas, ovos caipiras e farinha.

Noventa por cento desses agricultores são de quatro assentamentos fortalecendo ainda mais o setor produtivo agrícola e agropecuário de Macaé. São 35 famílias da Associação do Sana, na região serrana de Macaé; 40 da Coopmac Assentamento Cabiúnas; 15 do Assentamento Celso Daniel; 15 do Assentamento Oswaldo Oliveira; e cinco de outras áreas rurais do município.

Juntos, eles produzirão para a merenda escolar inhame, aipim, farinha, banana, tangerina, abóbora, beterraba, batata doce e hortaliças em geral como espinafre, couve, salsa, cebolinha e alface, entre outros alimentos. Esses produtores foram contemplados na primeira chamada pública para a merenda escolar. Na segunda chamada que será realizada entrarão os laticínios.

Uma das metas da Secretaria Municipal de Agroeconomia é ampliar a produção e comercialização da agricultura familiar, disse o secretário Dudu Jardim. Ele explicou que o município investe nas políticas públicas voltadas à agricultura familiar para a merenda escolar utilizando os repasses do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Segundo, ele, só podem ser contempladas no fornecimento da merenda as famílias que possuem a Declaração de Aptidão (DAP), do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).

Reunido com os técnicos da Agroeconomia que atuam para o aprimoramento dos produtores rurais do município, Jardim informou que, além dos que fornecem para a merenda escolar, a Agroeconomia prioriza os produtores feirantes e os demais produtores familiares e as demandas não terminam com a produção de alimentos.

Veterano da secretaria, o agrônomo João Flores disse que eles trabalham indo a campo e os produtores também podem procurar a secretaria que está sediada dentro do Parque de Exposições Latiff Mussi Rocha, à Rodovia Amaral Peixoto (RJ-108), no Bairro São José do Barreto. “A Agroeconomia oferece assistência técnica e extensão rural, os serviços da Patrulha Mecanizada, apoio para transporte de insumos e sementes, entre outros”, destacou Flores.

O secretário estava acompanhado da equipe técnica composta, além de João Flores, pelos técnicos agropecuários André Luís Barbosa da Silva e Daniel Barreto Cabral Filho; o também agrônomo Rogério Freire de Cavalho; e o técnico agrícola Edson Conceição Terra.