Secretaria de Agroeconomia se reúne com produtores orgânicos

26/07/2017 15:50:00 - Jornalista: Liliane Barboza

Foto: Maurício Porão

Produtores aprendem novas técnicas para fomentar economia rural

A Secretaria de Agroeconomia realiza uma vez por mês reunião com produtores orgânicos do Assentamento Celso Daniel, para que novas técnicas utilizadas no plantio sejam ensinadas, além de práticas que colaboram com o trabalho agrário. Na manhã desta quarta-feira (26), o encontro foi realizado na propriedade do produtor orgânico, Francisco Soares.

De acordo com informações do engenheiro agrônomo da secretaria de Agroeconomia, João Flores, a reunião conta em média com a participação de 15 produtores rurais que possuem áreas no Assentamento Celso Daniel, Areia Branca e Imburo.

- Nós realizamos essas reuniões de avaliação da conformidade orgânica e eles têm a oportunidade de trocar experiências, sementes e conferir na prática como preparar um composto orgânico que será utilizado na propriedade deles, como adubo, informou João Flores.

Ele acrescentou ainda que outro objetivo é conquistar o selo orgânico para que os produtores possam ter acesso direto ao consumidor, participando de feiras livres e fornecendo seus produtos para a merenda escolar.

O produtor rural Francisco Soares, que possui meio hectare no Assentamento Celso Daniel, conta que ele e a família estão trabalhando com agricultura desde 2005.

- Em 2010, fiz uma graduação sobre Educação no Campo para aprimorar os meus conhecimentos. Nós produzimos alface, couve, chicória, salsinha, cebolinha, coentro e beterraba, disse.

Francisco ressalta que o produto orgânico está a cada dia sendo mais valorizado e procurado pelos consumidores. "Comercializo os meus produtos para a feira do produtor rural, aos sábados e para a merenda escolar", informa.

- Pretendo futuramente, se conseguir um empréstimo, ampliar a minha plantação para um hectare e também melhorar o sistema de irrigação, planeja.

Técnicas aprimoram plantio

Os participantes conheceram as técnicas utilizadas pelo produtor rural, Renan Galdino. Ele utiliza a técnica agrofloresta sintrópica, criada por Ernst Gotsch, agricultor e pesquisador suíço que migrou para o Brasil no começo da década de 80, se estabeleceu em uma fazenda na zona cacaueira do sul da Bahia e, desde então, vem desenvolvendo técnicas de recuperação de solos.

- Além de produzir alimentos de qualidade, a técnica também melhora a qualidade da terra. Produzo atualmente hortaliças em geral, no entanto, futuramente vamos cultivar frutas cítricas, café, cacau e pupunha, contou.

Os pequenos produtores rurais de Macaé interessados em obter informações sobre a assistência técnica devem procurar a sede da secretaria de Agroeconomia, localizada no Parque de Exposições Latiff Mussi Rocha,na Rodovia Amaral Peixoto, s/n, bairro São José do Barreto ou pelo telefone (22) 2759-5309.