Selo orgânico: produtores de Macaé realizam Dia De Campo

22/09/2017 10:22:00 - Jornalista: Julie Silveira

Foto: João Barreto

Grupo "Macaé Orgânico" se reúne mensalmente nas propriedades dos participantes

Nos preparativos finais para obter o selo orgânico - uma certificação do Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, que visa transmitir a segurança necessária ao consumidor - a Secretaria de Agroeconomia promoveu, nesta quinta-feira (21), mais um Dia de Campo com o grupo "Macaé Orgânico", que se reúne, mensalmente, nas propriedades dos participantes. Durante o encontro foram realizadas avaliações de manejos orgânicos, demonstrações de técnicas adequadas na visão agroecológica, troca de experiências, além de permutas de sementes crioulas, que são variedades desenvolvidas, adaptadas ou produzidas por agricultores familiares. Desta vez, a ação aconteceu no assentamento Celso Daniel - Gleba Maria Amália.

De acordo com o engenheiro agrônomo da Secretaria de Agroeconomia e incentivador da ação, João Flores, o grupo Macaé Orgânico é formado por 18 produtores rurais das localidades do Assentamento Celso Daniel, Areia Branca e Imburo, além de três técnicos agrônomos e seis consumidores. O mecanismo utilizado para analisar os produtores interessados em obter o selo orgânico acontece por meio de gestão participativa, onde os próprios agricultores realizam as avaliações de cada um dos participantes. Os encontros permanecem mesmo após a conquista do selo para garantir a qualidade dos produtos fornecidos à população.

"A proposta é uma autoavaliação da conformidade de cada produtor inserido no projeto. É verificar se eles já estão enquadrados ou se ainda falta alguma atividade para torná-los aptos à produção de alimentos orgânicos. A ação da secretaria de Agroeconomia é fomentar a gestão participativa e a oferta de produtos de alta qualidade biológica em que há respeito ao ambiente, além de aproximar o consumidor da realidade do produtor ", pontuou João Flores.

Segundo o secretário de Agroeconomia de Macaé, Alcenir Maia Costa, os produtores da Gleba Maria Amália são exemplos de iniciativa. Com a produção de hortaliças e frutas orgânicas, Rosana Faber e Anderson Luz de Souza Mussi construíram uma estufa com produtos reciclados. Desta forma, eles podem produzir suas próprias mudas.

"Produto orgânico é o meu prazer, o meu sustento, é poder promover o bem estar da população. Hoje, nós conseguimos vender para merenda escolar e também em duas feiras do município. Com o selo, vamos poder inserir nossos produtos em mais pontos de vendas", destacou a produtora rural Rosana Faber.

O trabalho do grupo Macaé Orgânico tem repercutido dentro e fora do município. O Dia de Campo desta quinta-feira também contou com a presença da Coordenadora Municipal de Segurança Alimentar e Nutrição Sustentável de São João da Barra, Lenilce Aguiar, além do aluno do projeto de mestrado de Ciências Ambientais e Conservação do Núcleo em Ecologia e Desenvolvimento Sócio-Ambiental de Macaé (NUPEM/UFRJ), Pedro Marinho, e da Nutricionista de cães e gatos, Marina Coutinho. Também estiveram presentes representantes do Grupo Organizado Mães Orgânicas e Coletivo Macaense de Consumo Solidário.

"O meu objetivo foi saber como Macaé está desenvolvendo essa busca pelo selo orgânico. Estou encantada com o projeto. Macaé hoje me mostrou que é possível fazer, realizar. Percebi a motivação e o empoderamento dos produtores rurais. Eles amam a terra e amam produzir alimentos de qualidade", frisou a Coordenadora de São João da Barra, Lenilce Aguiar.

Os pequenos produtores rurais de Macaé interessados em obter informações devem procurar a sede da Secretaria de Agroeconomia, localizada no Parque de Exposições Latiff Mussi Rocha, na Rodovia Amaral Peixoto, s/n, bairro São José do Barreto ou pelo telefone (22) 2759-5309.

Selo de Qualificação

A presença do selo orgânico nas embalagens e rótulos transmite segurança necessária para o consumidor na hora da compra. Embora alguns pequenos produtores familiares possam vender seus produtos orgânicos em feiras sem o devido selo, os revendedores maiores exigem a necessidade de uma certificação orgânica.

Esse selo diz respeito à organicidade do produto, ou seja, para adquirir essa certificação o produtor deve seguir uma série de pré-requisitos em sua plantação, garantindo que o desenvolvimento das plantas seja realizado de acordo com os manuais, sem qualquer intervenção química, desde a plantação até a embalagem final.

Qualquer produto que segue à linha orgânica de produção pode receber o selo. No entanto, aqueles que não seguem parte do processo devem, primeiramente, se adequar ao solicitado para só então iniciar o processo de certificação.


Fotos Relacionadas