Serviço de Inspeção orienta sobre higiene alimentar

23/08/2017 09:24:00 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Foto: João Barreto

Objetivo é conseguir vinculação com o Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal

A Secretaria de Agroeconomia, por meio do Serviço de Inspeção Municipal de Produtos de Origem Animal (SIM), promoveu na tarde de terça-feira (22) um encontro com proprietários de estabelecimentos. A ação faz parte do ciclo de atualização em higiene alimentar. Um dos trabalhos do SIM é certificar com selo de garantia todos os estabelecimentos e seus produtos que seguem a legislação.

O coordenador do SIM, Paulo Barros, conta que o trabalho hoje segue uma nova etapa, com ações de fiscalização e orientação. "O nosso papel é fazer com que as empresas se enquadrem nas normas sanitárias, buscando o seu crescimento e a geração de emprego", disse.

Durante o encontro, foi apresentado um histórico do SIM e como os empresários devem fazer para a obtenção do registro. O Secretário de Agroeconomia, Alcemir Maia Costa, acrescenta que o SIM garante a qualidade dos alimentos e agrega valor aos produtos. Com isso, há um aumento na oferta de emprego.

O microempreendedor Jayme Caldeira Machado, que produz o queijo frescal, Bicuda Pequena, falou do benefício da legalização para o crescimento dos negócios. "Há três anos estou legalizado e só tive benefícios. Consegui aumentar minha produção e comercializar o queijo em padarias, hotéis, supermercados. E como microempreendedor, tenho um funcionário contratado", frisou.

A proposta do município é conseguir vinculação com o Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi/Suasa), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. A habilitação permitirá que os produtos com o SIM de Macaé possam ser comercializados em todo o país. Atualmente a lei permite que os gêneros produzidos em Macaé possam apenas ser destinados ao consumo da área geográfica do município.

O proprietário de estabelecimento que quiser saber mais informações de como obter o SIM pode procurar o setor na Secretaria de Agroeconomia. O telefone do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) é 2772-4390.


Fotos Relacionadas