HPM recebe assistência das “Mães que cuidam”

10/06/2019 18:46:00 - Jornalista: Márcio Siqueira/assessoria gabinete prefeito

Foto: Rui Porto Filho

Após duas semanas de treinamento sobre os procedimentos básicos, 11 mulheres iniciaram as atividades dentro do HPM

Pacientes e acompanhantes que receberam atendimentos, nesta segunda-feira (10), nos setores de pronto-atendimento adulto e pediátrico, assim como na enfermaria infantil do Hospital Público Municipal (HPM), já contaram com a assistência das “Mães que cuidam”.

Após duas semanas de treinamento sobre os procedimentos básicos de abordagem ao público e orientação das regras e sistema de funcionamento dos setores internos, 11 mulheres selecionadas pelo programa iniciaram as atividades dentro do HPM, sob a orientação da Coordenadora de Enfermagem do Hospital, Maria Aparecida Raphael.

“Elas realizam trabalho humanizado de acolhimento e apoio às famílias dos pacientes que chegam ao hospital. Por serem mães, e também por já terem vivido a necessidade de buscar atendimento no HPM, elas passam visão de suporte diferente da equipe de trabalho”, explicou Aparecida.

Criado pelo prefeito Dr. Aluizio, com o objetivo de humanizar o atendimento realizado pelos setores de entrada do Hospital, o “Mães que cuidam” selecionou 15 mulheres através de processo seletivo realizado em abril. Após a fase de treinamento, 11 foram preparadas para estabelecer relação importante entre os pacientes internados na unidade e os familiares que aguardam no pronto-atendimento.

“Enquanto a equipe profissional está focada em resolver o problema do paciente, as "Mães que cuidam" ajudam a manter as famílias informadas sobre o que está acontecendo. Além disso, elas dão suporte às mães e crianças internadas na enfermaria, especialmente no horário de visitas. Apostamos no programa como suporte em um momento apreensivo, um carinho que só as mães conseguem passar”, apontou o prefeito Dr. Aluizio.