Macaé e Aberdeen renovam cooperação para o setor energético

10/11/2021 18:27:00 - Jornalista: Juliana Carvalho

Foto: Jaqueline Carvalho

Memorando de Entendimento busca intensificar crescimento econômico

O prefeito de Macaé, Welberth Rezende, recebeu nesta quarta-feira (10), em seu gabinete, o Cônsul-Geral Britânico, Simon Wood. No encontro, foi assinada a renovação do Memorando de Entendimento (MoU) entre a Prefeitura de Macaé e a Prefeitura de Aberdeen, no Reino Unido. O acordo estabelece a colaboração entre as duas cidades reconhecidas na exploração e produção de petróleo e gás, tendo como foco o momento de transição energética, por meio de projetos de energia renováveis.

"Para nós é motivo de orgulho e felicidade termos sido escolhidos como signatários nessa cooperação. Macaé vive um momento de transição energética. Vivíamos com o nosso modelo produtivo ancorado somente no óleo e gás, mas agora começamos a vislumbrar seus horizontes como capital da energia, investindo em novas tecnologias, pesquisa e inovação, ampliando nossas matrizes energéticas. Ter uma cidade como Aberdeen, com tamanha expertise no setor de energia e nessa transição energética, vai contribuir muito com esse nosso processo de desenvolvimento", destacou Welberth.

"Quando Aberdeen começou sua trajetória na produção de petróleo, vários erros foram cometidos, por isso essa parceria é tão importante, a fim de que a troca de experiência e compartilhamento de conhecimento possa contribuir para o avanço e desenvolvimento dos nossos municípios", afirmou o prefeito de Aberdeen, Baillie John Reynolds, que participou da reunião por videoconferência.

"O MoU representa um passo muito importante entre essas duas cidades. E o momento em que assinamos esse Memorando não poderia ser mais oportuno, durante a realização da COP26 (Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas), em que a discussão se volta para a forma de como o mundo produz e utiliza a energia. Macaé e Aberdeen entram nesse cenário com potencial para não serem apenas capitais da energia, mas sim como capitais da transição energética, fomentando projetos estratégicos de energia verde", pontuou o Cônsul-Geral Britânico, Simon Wood.

Após assinatura do MoU, o grupo se reuniu com secretários e gestores municipais, além de representantes de instituições que atuam no cenário econômico de Macaé em diferentes áreas: Associação Comercial e Industrial de Macaé (ACIM); Câmara de Dirigentes Lojistas de Macaé (CDL); Firjan; Repensar Macaé e o Terminal Portuário (Tepor).


Fotos Relacionadas