Ouvidoria encerra programação do projeto Verão com Ciência

20/03/2017 15:29:00 - Jornalista: Tatiana Gama

Foto: Bruno Campos

Cerca de 30 profissionais participam do encontro

A última edição do projeto "Verão com Ciência" aconteceu nesta sexta-feira (17). O evento, promovido pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com apoio da Secretaria Adjunta de Ensino Superior e da Coordenação Geral de Políticas sobre Drogas da Prefeitura de Macaé, reuniu ouvidores de vários órgãos da administração municipal, além de ser aberto ao público em geral. Cerca de 30 pessoas participaram do encontro, que aconteceu no Solar dos Mellos. Na ocasião, a ouvidora da UFRJ, Cristina Ayoub, relacionou o olhar da ouvidoria sobre os direitos humanos.

A proposta foi, também, celebrar o Dia Nacional do Ouvidor, comemorado no dia 16 de março. Para o ouvidor Alex Xavier, o evento foi fundamental para a capacitação dos profissionais. "As informações que recebemos são fundamentais para a melhoria da qualidade do serviço de ouvidoria do município", frisou Alex.

O projeto "Verão com Ciência" faz parte do caráter extensionista da UFRJ em levar cursos e palestras para a comunidade. A iniciativa passou, ainda, pelo Paço Municipal, Centro Administrativo Luiz Osório (Cealo) e Núcleo de Pesquisas Ecológicas de Macaé (Nupem). A programação abordou temas como educação, meio ambiente, saúde, cultura, direitos humanos, justiça, entre os dias 13 e 17 de março.

Idealizador do "Verão com Ciência", o professor Francisco Esteves lembrou da sua época de estudante, quando os professores diziam que a universidade tinha que romper seus muros. “E é isso que estamos fazendo agora. Levar conhecimento à sociedade faz crescer o saber e a ciência”, destacou.

Ouvidoria da Prefeitura de Macaé

Com o objetivo de melhorar o controle das reivindicações do cidadão, a ferramenta Ouvisys 2.0 passou por manutenção evolutiva realizada pela área de Tecnologia da Informação da prefeitura. O sistema, utilizado pela Ouvidoria Geral, será lançado até o fim desta semana e conta agora com reorganização das informações por categoria, grupos e classificação de assuntos. A melhoria proporcionará à população o acompanhamento online das manifestações solicitadas ao órgão por meio de protocolo e senha. De acordo com o ouvidor geral do município, Eduardo Aguiar, a nova versão do sistema oferecerá aos ouvidores setoriais e aos gestores a geração de relatórios mais estruturados, que permitirão mapear as necessidades mais críticas de tratamento.