Petrobras prevê investimento de 70 bi em 4 anos

12/11/2021 20:35:00 - Jornalista: Equipe Secom

Foto: Assessoria Petrobras

Em dez anos, mais de 270 poços foram colocados em operação

O Prefeito Welberth Rezende recebeu, em Macaé, na manhã de sexta-feira (12), o presidente da Petrobras, Joaquim Silva e Luna. Eles visitaram instalações da empresa no município. Silva e Luna prevê 13 bilhões de dólares (mais de 70 bilhões de reais) em investimentos na Bacia de Campos, até 2025. 

Aproximadamente R$ 10 milhões já foram investidos no início deste ano. A Petrobras aprimorou seu Centro de Operações Integradas (COI), onde é possível acompanhar, em tempo real, processos de produção e escoamento de petróleo e gás na região. Segundo o presidente da empresa, há um grande plano de renovação em andamento na Bacia de Campos. Ele citou o investimento de 53 bilhões de dólares, nos últimos dez anos, colocando em operação mais de 270 poços, além de dez novos sistemas de produção.  

O prefeito destacou que o plano de negócios da empresa não contempla apenas a revitalização dos campos maduros (já em produção), mas também a abertura de novos campos, ampliando ainda mais o potencial de nossa região. “Macaé continuará sendo a Capital Nacional do Petróleo e da Energia pelas próximas décadas”, ressaltou Welberth Rezende. 

Além da visita ao COI, que monitora 190 poços há dezenas de quilômetros da costa, e ao Porto de Imbetiba, o presidente batizou uma unidade com o nome de Centro de Operações Integradas Roberto Jardim, em homenagem ao falecido geólogo aposentado da Petrobras, que liderou, em 1977, a equipe responsável pelo Sistema de Produção Antecipada, no campo de Enchova, na Bacia de Campos, desencadeando o início do desenvolvimento tecnológico em águas profundas. 

Esta unidade conta com tecnologias de conectividade que permitem o controle remoto operacional e de produção de uma plataforma. Desta forma, as salas de controle onshore possuem todos os dispositivos de uma offshore. Atualmente, já são 11 plataformas com controle em terra, na Bacia de Campos.  

“A inovação está no DNA da Petrobras. Investimos em tecnologia como alavanca de negócios e também para promoção da segurança das pessoas, do meio ambiente e das instalações”, disse Joaquim Silva e Luna.

Porto de Imbetiba - Este ano, a companhia anunciou investimentos da ordem de R$ 24 milhões para a modernização e atualização da infraestrutura do Porto de Imbetiba. Essa injeção de recursos já está em andamento e visa incrementar o atendimento logístico portuário para dar suporte à rotina e aos projetos de ancoragem de plataformas da companhia. A expectativa é um aumento de 115 atracações mês para 150. Entre as melhorias previstas estão a sinalização dos canais de acesso e também a dragagem de manutenção e aprofundamento dos canais e da área de manobra das embarcações e píeres. O objetivo é facilitar as manobras de entrada e saída de embarcações, além de aumentar a segurança operacional.