Prefeito de Macaé recebe comandante do 32° Batalhão

14/02/2019 16:49:00 - Jornalista: Catarina Brust

Foto: Maurício Porão

Encontro reforça parceria entre município e Polícia Miliar

No primeiro encontro oficial do prefeito de Macaé, Dr. Aluizio, com o novo comandante do 32º Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel André Henrique Oliveira, foram traçadas ações para fortalecer a parceira entre os setores, visando a melhoria da segurança pública no município. A instalação de Companhias Destacadas do 32° próximo à entrada da Lagoa e no bairro Parque Aeroporto e o reencaminhamento do projeto de lei ao Legislativo que prevê o prêmio de R$ 2 mil para cada um dos 20 policiais, Civil e Militar, que tiverem o melhor desempenho nas ações de segurança, foram alguns dos assuntos abordados durante a reunião realizada no gabinete, nesta tarde de quinta-feira (14).

"A pauta da segurança pública é mais intensa hoje do que um ano atrás. Os eventos oficiais como o Réveillon vêm trazendo turistas de outros estados, como Minas Gerais e redondezas, por conta do entendimento de que a segurança é uma marca. Vai para a praia tem segurança. Esses eventos têm de estar cobertos com contingente de segurança e passando o sentimento de organização", ressaltou Dr. Aluizio, reafirmando o apoio do governo municipal à Polícia Militar, por meio de ações da Secretaria de Ordem Pública.

No encontro estavam presentes também o secretário de Ordem Pública, Sebastião Carneiro, o secretário Adjunto de Segurança, Luiz Monteiro, o comandante do Grupo de Apoio Operacional (GAOp) e presidente do Conselho Comunitário de Segurança Pública de Macaé (CCSP), Vitor Hugo e o corregedor da Guarda Municipal, Edilson Santana.

O comandante do 32º BPM, que assumiu o cargo no dia 19 de janeiro, informou que a questão do roubo de rua vem sendo acompanhada pela Sala de Análise Criminal montada no 32° BPM.

"Na Sala de Análise Criminal fazemos o georreferenciamento para acompanhar os locais de roubo, com mapeamento do crime, horário, local, veículo mais roubado, entre outros dados, que auxiliam o serviço da Polícia Militar no combate à mancha criminal e que também está à disposição da Guarda Municipal. A criação das Companhias Destacadas funcionam com um oficial e escalas, ajudando a reforçar o policiamento e o Batalhão dá o suporte necessário", explicou o tenente-coronel André Henrique Oliveira, lembrando que até junho o 32° BPM terá toda a frota com veículos novos.

Com 497 agentes ativos, a Guarda Municipal de Macaé já vem atuando em conjunto com a PM e outros setores do município, como a Secretaria de Mobilidade Urbana.

"Essas ações, com a união de todos os contingentes e unificada, traz excelentes resultados. Tanto na área central como na serra, o trabalho conjunto com a PM, Mobilidade e Guarda Municipal, amplia o sucesso da atividade. No próximo fim de semana, estaremos fazendo uma ação integrada no distrito de Glicério", completou o secretário de Ordem Pública.

Já o secretário de Segurança lembrou que uma equipe da prefeitura se reunirá no 32º BPM para discutir ações para o próximo Carnaval nesta sexta-feira (15).

A Companhia Destacada, vinculada a um BPM, permite que as ações voltadas para a comunidade sejam irradiadas do local. No caso de Macaé, a Companhia estará vinculada ao 32º BPM e possibilitará o pronto emprego do efetivo na área, ampliando o patrulhamento.

O governo municipal vem investindo na questão da segurança pública. A Guarda Municipal recebeu, em janeiro, 11 novas viaturas que já estão reforçando a segurança do município. São nove carros da marca Voyage e duas picapes Fiat Toro. Também está em andamento a compra de 50 kits, contendo sparks (arma de choque), gel e espuma de essência de pimenta.


Fotos Relacionadas