Prefeito e deputada federal tratam de emenda que garante ETE para Frade

05/05/2021 21:42:00 - Jornalista: Janira Braga

Foto: Jaqueline Carvalho

Emenda foi aprovada e vai resultar em uma Estação de Tratamento de Esgoto no Frade

O prefeito Welberth Rezende e a deputada federal Clarissa Garotinho se reuniram nesta quarta-feira (5), no gabinete, para tratar da emenda individual apresentada pela parlamentar no valor de R$ 1,2 milhão destinados à implantação, ampliação e melhorias no sistema de esgotamento sanitário de Macaé. A emenda foi aprovada para o orçamento anual da União e vai resultar em uma Estação de Tratamento de Esgoto do Frade, além de intervenções de apoio.

- Vamos destinar esses recursos para o sistema de esgotamento sanitário no distrito do Frade, agradecemos a parceria com a deputada, que é muito importante para avançarmos neste setor - comentou o prefeito Welberth. O projeto do sistema de esgotamento sanitário prevê 3.948 metros de rede coletora; 1.168 metros de linha de recalque, seis estações elevatórias de esgoto bruto, três bacias, 356 ligações domiciliares iniciais e 572 ligações domiciliares finais.

Para a deputada federal Clarissa Garotinho, a união com municípios é fundamental. "O prefeito Welberth quer fazer essa parceria em um momento em que todos os municípios precisam de recursos. Sou uma deputada da região, nasci em Campos, mandei recursos também para o consórcio intermunicipal que atende Macaé principalmente na área de agricultura, então a emenda tem o valor significativo de R$ 1,2 milhão e o que a gente quer é sinalizar parceria com a cidade", afirmou.

O secretário Adjunto de Saneamento, Ricardo Moreira, acrescentou que a população inicial beneficiada será de 1.424 pessoas e a final, 2.288 pessoas. O tratamento será biológico do tipo UASB (Reator Anaeróbico de Fluxo Ascendente), BF (Biofiltro Aerado Submerso) e DS (Decantador Secundário). A vazão inicial do projeto de tratamento será de 2,77 litros por segundo; a vazão final será de 3,96 litros por segundo e a capacidade de tratamento da Estação de Tratamento de Esgoto será de quatro litros por segundo. O vereador Reginaldo Oliveira também participou da reunião no gabinete.


Fotos Relacionadas