Prefeitura traça estratégia com foco em desenvolvimento sustentável

19/02/2019 17:54:00 - Jornalista: Assessoria gabinete do prefeito

Foto: Raul Silvestre

Dr. Aluízio e Gerson Martins receberam equipe da Masterplan

Com objetivo de garantir a preservação de áreas identificadas como prioritárias para conservação permanente e definir o mapeamento de espaços adequados para a expansão imobiliária e industrial da cidade, a Prefeitura de Macaé inicia a elaboração do Plano Municipal de Mata Atlântica (PMMA), estudo que define estratégias para garantir o desenvolvimento econômico e sustentável de Macaé durante os próximos anos.

As etapas iniciais da análise foram definidas nesta terça-feira (19), durante reunião no gabinete do prefeito Dr. Aluízio, com o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e de Ambiente, Gerson Martins, com a subsecretária de Ambiente, Lívia Souza e os coordenadores da Masterplan, Cláudia Martins e Ricardo Valcacel, responsáveis por conduzir os estudos, que envolverão também agentes da Defesa Civil e equipe da secretaria municipal de Infraestrutura.

A proposta principal do PMMA é mapear todos os fragmentos de áreas remanescentes da Mata Atlântica em todo o território do município, identificando também os principais vetores que geram impactos a vegetação, propondo assim medidas para mitigar os efeitos de devastação do meio ambiente.

Com a elaboração do Plano, através de etapas a serem executadas ao longo de 15 meses, a prefeitura terá em mãos uma parte fundamental do planejamento focado em conduzir o novo ciclo do progresso local, baseado nas expectativas de investimentos na indústria de óleo e gás.

“Com o PMMA teremos nas mãos um diagnóstico importante sobre as áreas prioritárias de conservação, que nos ajuda a garantir a preservação adequada desses pontos de vegetação nativa, permitindo assim que legislações, como Plano Diretor e os Códigos de Urbanismo e de Obras possam ser adequados de acordo com a necessidade de desenvolvimento da cidade”, destacou Gerson Martins.

De acordo com a equipe da Masterplan, as primeiras ações para a elaboração do PMMA será a realização de um ciclo de quatro cursos e quatro oficinas, junto aos técnicos que serão indicados pela prefeitura para participar da condução dos trabalhos.

Para o prefeito Dr. Aluízio, o desenvolvimento sustentável da cidade é o caminho necessário para se garantir o futuro de todas as atividades que compõem a economia local.

“Planejar o desenvolvimento econômico é garantir a preservação do meio ambiente e a manter a geração de emprego e renda na cidade”, disse o prefeito.


Fotos Relacionadas