Respostas enviadas a O Debate e não divulgadas pelo jornal

25/01/2018 12:33:00 - Jornalista: Equipe Secom

Foto: João Barreto

Marcações de consultas passaram a ser feitas por pré-agendamento no Barracão (Miramar) a fim de otimizar serviços

A Secretaria Adjunta de Comunicação Social informa que as questões levantadas pelo jornal O Debate - Diário de Macaé e não publicadas por esse veículo, nesta quinta-feira (25), foram devidamente respondidas. Nas matérias intituladas "População denuncia falta de médico e demora na marcação de exames" e "Biblioteca Municipal Dr. Télio Barreto segue fechada", ambas veiculadas na página 6, os textos informam que até o fechamento da edição o órgão não havia se pronunciado.

Assim, para amplo conhecimento e esclarecimento da população, divulgamos as informações omitidas pelo jornal.

"População denuncia falta de médico e demora na marcação de exames"

1 - Por que as marcações de consultas passaram a ser feitas por pré-agendamento no barracão e depois confirmação pelo 0800?

As marcações passaram a ser feitas por pré-agendamento a fim de otimizar a oferta de serviços e assegurar a equidade no atendimento aos pacientes do município.

2- O que levou a essa iniciativa?

Atendimento à normativa do Ministério da Saúde, por orientação do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro, visando à adequação do município com adoção do sistema de regulação de vagas de consultas. Assim, foi estabelecida nova rotina com a implementação da Central de Regulação de Vagas, trazendo maior equidade e transparência às marcações.

3- Procede a informação de que no Aeroporto está sem médicos psiquiatras?

No Pronto Socorro do Aeroporto existem plantonistas realizando os atendimentos necessários à população.

4- Caso sim, há alguma previsão da retomada de agendamento das consultas e retorno do profissional?

A equipe já está composta por estes profissionais.

5- Também procede que o setor de ouvidoria da Saúde está sem profissional e não há previsão para retorno do mesmo?

A Ouvidoria Geral do Município atende a população em suas demandas diversas, com atendimento realizado no Centro Administrativo Luiz Osório (Cealo), situado na Avenida Presidente Sodré, 466 - 1º andar. O cidadão também pode apresentar suas demandas pelo site da Prefeitura de Macaé no link http://www.macae.rj.gov.br/ouvidoria/conteudo/titulo/fale-com-a-ouvidoria e ainda pelos telefones 162 (ligação gratuita), 2765-8700 ramal 252 e 2772-6333.

6- Sobre a marcação de exames, uma mãe conta que o filho que é especial está aguardando desde 2016 pela marcação de um exame de ultrassonografia dos Corpos Cavernosos. 

A Prefeitura de Macaé, dentre os muitos serviços e exames que oferece, dispõe ultrassonografias diversas. No entanto a ultrassonografia em questão não está dentre as oferecidas devido a sua especificidade (equipamento e mão de obra diferenciadas). Por esta razão procederá a contratação do serviço na rede privada, com abertura de processo de compra já em andamento, cumprindo trâmite legal obrigatório.

No mesmo dia, a prefeitura acrescentou mais um item à resposta:

Em relação ao paciente, a Regulação fará contato nesta quarta-feira (24), para agendamento de consulta com urologista, a fim de atualizar o quadro clínico do paciente. Mantendo-se a indicação do exame, será mantido o processo já iniciado para contratação do mesmo.

7- Porque o exame ainda não foi feito? Tem alguma previsão para que o mesmo seja agendado?

Acima explicado.

"Biblioteca Municipal Dr. Télio Barreto segue fechada"

Resposta enviada e omitida pelo jornal

A Biblioteca Dr. Télio Barreto está mudando para novo endereço, com os livros sendo encaixotados para a mudança. A biblioteca irá funcionar no prédio do antigo Serviço de Engenharia, Segurança e Medicina do Trabalho (Sesmt), na antiga Primeira Igreja Batista, na Rua Teixeira de Gouveia, Centro. O objetivo é reduzir gastos com aluguel, já que o prédio onde a biblioteca irá funcionar é da prefeitura.


Fotos Relacionadas