Secretaria Adjunta de Qualificação Profissional

Histórico CETEP

TRANSFOMAÇÃO PELA EDUCAÇÃO

CETEP atua para suprir demanda de mão de obra qualificada

O Centro de Educação Tecnológica e Profissional, designado pela sigla CETEP, foi criado pelo art.40 da Lei Municipal de Macaé n°1997/99, que modificou a Estrutura Organizacional da Fundação Educacional de Macaé - FUNEMAC, como órgão de ensino responsável pela educação tecnológica e profissional com a finalidade de suprir a demanda de mão de obra qualificada de Macaé e região.

No ano de 2007, o CETEP desvinculou-se da FUNEMAC pela lei n°.2936/07 e passou a integrar a Secretaria Executiva de Inovação, Ciência e Tecnologia, tendo como secretário o professor Guto Garcia.

Assumindo a recém criada secretaria, Guto Garcia percebeu a necessidade de ampliar as atividades do CETEP, afim de não apenas atender à demanda por falta de mão-de-obra qualificada, que é um dos grandes problemas enfrentado no município, mas também de beneficiar a população menos favorecida, que dificilmente teria acesso a uma qualificação profissional de qualidade.

O CETEP iniciou suas atividades na rua Alfredo Backer, n°363, onde funcionava a Escola de Informática - um projeto de inclusão digital da prefeitura de Macaé ligado a Faculdade Miguel Ângelo da silva santos (Femass). Ainda em 2007, o então secretario da ciência e tecnologia Guto Garcia implantou cursos na área administrativa e de informática, que eram ministrados por professores voluntários.

No ano seguinte, em 2008 o CETEP tornou-se entidade de direito público e natureza autárquica, com personalidade jurídica própria, dotada de patrimônio e autonomia administrativa e financeira, regendo-se pela Lei Municipal de Macaé n°3.029/2008, ligado a Secretaria Municipal de Educação, tendo Guto Garcia como secretário.

Nos últimos três anos, em parceria com empresas, o CETEP já qualificou mais de 13 mil pessoas em diversas áreas, proporcionando a inserção no mercado de trabalho e contribuindo para a inclusão social.

Atualmente o CETEP oferece cursos do Projeto Petrobrás Qualificação de Jovens e Adultos não exclusivos à cadeia do petróleo do Programa de Desenvolvimento Social de Macaé e região (Prodesmar), uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Macaé e a Petrobrás. Além destes, existem cursos 100% da Prefeitura, cursos do Programa EducaMais da Federação das Indústrias do Estados do Rio de Janeiro(Firjan) e outros desenvolvidos em parcerias com empresas.

Missão

Fomentar o desenvolvimento da educação nas áreas tecnológica e profissional, promovendo políticas públicas para formar capitais humanos comprometidos com o desenvolvimento econômico e social.