Prefeitura Municipal de Macaé

Secretaria Adjunta de Qualificação Profissional

Cetep realiza novas inscrições de cursos profissionalizantes

2015-07-01 16:34:00 - Jornalista: Ana Menezes
Compartilhe:  
Foto de três pessoas realizando inscrição nos cursos do Cetep
Foto: Moisés Bruno
Concorrência foi grande para vagas da área industrial

A Prefeitura, por meio da Agência de Trabalho, Educação Profissional e Renda (Agetrab), abriu inscrições, nesta quarta-feira (1°), para cursos profissionalizantes do Centro de Educação Tecnológica e Profissionalizante (Cetep) na área industrial, beleza e artesanato. Cerca de 540 vagas foram oferecidas para dezenas de cursos gratuitos que promovem inserção no mercado de trabalho e geração de renda. As aulas começam no dia 10 de agosto.

As inscrições são feitas de forma democrática por ordem de chegada à sede da Agetrab. As vagas se encerram quando a turma completa 40 alunos. Às 9h30 já tinham sido distribuídas cerca de 220 senhas. As vagas dos cursos mais procurados foram logo preenchidas, sendo eles, da área industrial: pintura industrial, caldeireiro, soldador, assistente de logística, administração de materiais e almoxarifado, auxiliar administrativo e departamento pessoal e recursos humanos. Segundo o diretor de Educação Profissional da Agetrab, Lenilson Guimarães, devido a grande procura, esta é a terceira vez, em 2015, que as inscrições foram abertas.

O diretor presidente da Agetrab, Alexandre Fernandes, comentou que a qualificação profissional oferecida aos cidadãos é uma das prioridades do governo. “Macaé, por possuir um amplo mercado de trabalho, registra uma exigência por qualificação ainda maior. As empresas estão em busca dos bons profissionais que possuem além da força de vontade, a especialização na área”, comentou. Alexandre também informou que o Cetep, desde o início desta gestão municipal, formou cerca de seis mil alunos.

Para o ato da inscrição, os interessados devem comparecer à Agetrab, localizada na Rua Dr. Télio Barreto, nº 28 – Centro, ao lado do Barril 2000, munidos de cópias do RG, CPF, comprovante de residência e de escolaridade (Ensino Fundamental) e foto 3x4.

Dentre os cursos estão os das áreas industrial (soldador, caldeireiro, pintor industrial), de beleza (manicure, maquiagem, cabeleireiro) e artesanato e geração de renda (biscuit, pintura em tecido, tricô e crochê e lembranças turísticas). Mais informações pelos telefones (22) 2762-4518, 2762-4740 e 2772-6845.



Cursos do Cetep contemplam diversas faixas etárias

Sabrina Santos, 29 anos, técnica de enfermagem e Mylena Costa,18, técnica de química, se inscreveram para o curso de auxiliar de laboratório e análises clínicas. “Estamos animadas para começar este curso, pois sempre tivemos vontade de fazer, mas antes não tinha esta modalidade na cidade, nem na rede de ensino particular. Vamos nos aprimorar na nossa área e, com isso, acrescentar a nossa remuneração salarial também. Estudar nunca é demais”, comentaram.

O jovem Victor Nunes, 19, já fez o curso de pintura industrial pelo Cetep e, hoje, realiza trabalhos freelancer como pintor. Victor, desta fez, se inscreveu no curso de soldador, em busca de um emprego fixo, além disso, trouxe um amigo para se qualificar junto dele. “O Cetep tem ótimos cursos, enquanto tiver oportunidade vou fazer. Espero complementar minha qualificação e em breve entrar no mercado de trabalho nas áreas on e offshore”, disse, comentando ainda que o curso de soldador particular custa em média de R$ 1.400. “Não teria condições de arcar com essa despesa, por isso, vim correndo me escrever”, acrescentou.

Edinaldo Riscado Gomes, 25, se escreveu no curso de pintura industrial. “Estou em busca de melhores oportunidades. Esta qualificação oferecida pela prefeitura é um grande incentivo, pois já tenho o curso de montador de andaimes, então irá agregar ao meu currículo. Espero, em breve, conseguir um emprego embarcado”, comentou, acrescentando que o curso particular de pintura industrial cursa em média R$ 600. "Por ser caro, no momento, não teria condições de custear este investimento”, ressaltou, empolgado para o início das aulas.

A motogirl Janaína Brandão trabalha em uma farmácia da região central da cidade. Ela sempre gostou de profissões menos escolhidas pelas mulheres, então optou pelo curso de solda. “Por morar sozinha, tenho a necessidade de estar empregada e me sustentar. Sempre trabalhei e busquei o diferente. Estou ansiosa para o início do curso no Cetep. Espero crescer profissionalmente com uma profissão fixa e melhores condições de trabalho nesta área industrial, que sempre chamou minha atenção”, comentou.

O casal Ana Paula Campos Nascimento, 33, e Emerson Mesquita Honório, 36, se escreveram nos cursos de auxiliar de saúde bucal e auxiliar administrativo, respectivamente. Eles estão em busca de novos conhecimentos e preparação para passar em concursos públicos. “Em um momento de ampla disputa no mercado de trabalho, buscamos novas possibilidades de qualificação. Estou desempregado, mas espero, em breve, voltar ao mercado”, disse o técnico de segurança Emerson.

A taifeira Altamira Miranda dos Santos, 51, se escreveu no curso de auxiliar administrativo. “Já estou empregada na área offshore e pretendo conseguir um melhor cargo e remuneração com a conclusão deste curso do Cetep. Sempre gostei da área administrativa, encontrei aqui esta oportunidade e agarrei com força”, ressaltou.

+ Mais Notícias