Curso de Cuidador de Idosos abre vagas

06/07/2015 16:49:00 - Jornalista: Alexandre Bordalo

Foto: Guga Malheiros

Carinho e respeito ao lidar com os idosos são fundamentais para a atividade

A população brasileira está envelhecendo e profissionais como os cuidadores de idosos têm condições de trabalho mais favoráveis, uma vez que promovem a qualidade de vida dessa faixa etária, atuando em instituições de amparo à pessoa idosa ou em residências. O Centro de Educação Tecnológica e Profissionalizante (Cetep) da Prefeitura de Macaé está de olho nesta realidade, abrindo inscrições para o curso de cuidador de idosos.

Os interessados podem se inscrever na Rua Dr. Télio Barreto, 28 (Centro), ao lado do Barril 2000, na antiga secretaria de Trabalho e Renda e atual Agência de Trabalho, Educação Profissional e Renda (Agetrab), de 8h às 20h. As aulas terão início no próximo dia dez de agosto.



Aulas teóricas ressaltam legislação

O curso já está sendo realizado no atual semestre. Começou no dia 11 de maio e termina no dia 24 de julho. Serão 24 novos cuidadores de idosos no mercado de trabalho. Todos tiveram aulas teóricas e práticas.

Segundo a instrutora de aulas teóricas Leila Aparecida da Fonseca, que orientou os alunos sobre Legislação e Direitos da Pessoa Idosa, a disseminação de conhecimentos sobre o direito dos idosos no atendimento no SUS, na aposentadoria, na distribuição de remédios diante do poder público é muito importante.

- Os idosos também têm direito ao transporte gratuito, não podem ser expostos à violência e ao abandono. Lazer, cultura e esporte ainda são prerrogativas deles, junto com trabalho e habitação – conta ela. Acrescenta que três por cento dos programas habitacionais devem ser destinados aos idosos, os quais merecem tratamento preferencial e prioritário.



Aulas práticas ajudam grupos de voluntários

De acordo com a instrutora das aulas práticas, Amanda de Olindo Raposo, que está disseminando conceitos sobre os cuidados com os idosos na Casa do Idoso (Imbetiba), enfocando quesitos sobre as áreas emocionais e de higiene pessoal, os alunos do Cetep dão suporte aos vários grupos de voluntários (empresas e igrejas) que fazem atividades no Asilo.

- Também tratamos dos primeiros socorros, abordagem à vítima que tem mal súbito (desmaios), com ênfase à reanimação cardiopulmonar – avisa.

A aluna Roseli da Cruz (48) disse ter esperança em se inserir no mercado de trabalho como cuidadora de idosos. “Gosto muito de meu estágio aqui no Asilo. Amo nosso público alvo. Aprendi sobre os direitos dos idosos perante a lei”, testemunha.



Opinião do Cetep

Para o diretor de Educação Profissional da Agetrab, Lenílson Guimarães, profissionais estão sendo preparados para melhorar a qualidade de vida dos idosos, seja em hospitais ou em casas de família.

- O trabalho do cuidador de idosos é imprescindível hoje em dia. Nosso curso conta com professores de várias áreas para formar bem esse trabalhador. Desde quando acorda até a hora que vai dormir, o idoso é bem tratado, inclusive em sua alimentação mais adequada – completa ele.


Fotos Relacionadas