Escola do Ambiente


I – Introdução

Todo governante deve possuir uma visão estratégica do planejamento do desenvolvimento de sua cidade.

O mundo a partir do século XX viu a necessidade de planejar seu desenvolvimento com vistas não só para a população em geral, mas viu também que este desenvolvimento tem que ser calcado com a preservação do meio ambiente.

A cidade de Macaé com suas particularidades e peculiaridades, tem sob seu foco a visão mundial de desenvolvimento da população com a sustentabilidade do meio ambiente.

Entre suas particularidades e peculiaridades, a cidade de Macaé tem em crescimento populacional acima da média do País, ou seja, teve um crescimento de cerca de 50% de habitantes em 10 anos.

A cidade de Macaé tem seu crescimento industrial, comercial e de prestação de serviços baseados na exploração e produção de petróleo, atividade esta considerada por muitos como uma agressão ao meio ambiente.
A cidade de Macaé recebe diariamente centenas de visitantes, tratados como “turistas de negócios” que são pessoas que vêm a cidade para uma exercer uma atividade profissional qualquer e se vão muito rapidamente.

Temos que considerar que esta população “flutuante” contribui sobre maneira para a degradação da cidade e seu meio ambiente, pois vê a cidade apenas como seu “ganha-pão” e não se detêm em nenhum momento na preservação.

Baseado neste foco a Secretaria Municipal de Meio Ambiente através de sua gestão, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, buscará formar o lastro principal deste desenvolvimento que é a formação,capacitação e qualificação da população em geral na visão da preservação do meio ambiente e o desenvolvimento sustentável da Cidade, do Estado e do País.

Para tanto, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e sua parceira no projeto a Secretaria Municipal de Educação estão desenvolvendo a criação da Escola do Ambiente.

A Escola do Ambiente é um projeto pioneiro no Estado do Rio de Janeiro, pois Macaé será a primeira cidade do Estado onde a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente disponibilizará um espaço nobre, para 200 pessoas, dotado de ar condicionado, datashow, e demais facilidades que possibilitem conforto a todos os participantes dos eventos, cursos e treinamentos lá realizados.

O Projeto Escola do Ambiente atende ao cumprimento das diretrizes públicas de Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Saúde Ambiental, desenvolvendo na população habilidades que propiciem a aquisição de conhecimentos que despertem a conscientização ambiental, aliado ao desejo de pertencimento a uma sociedade que busque e alcance desenvolvimento preservando o meio ambiente.


II - Objetivo

Geral
Preparar a população da cidade de Macaé, com a formação e qualificação de cidadãos alinhados a ideia preservacionistaeque busquem o desenvolvimento sustentável.

Específico
Consolidar a parceria entre a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e a Secretaria Municipal de Educação e demais entidades voltadas à preservação ambiental e ao desenvolvimento sustentável.


Realizar a formação de agentes, voluntários ou não, ambientais.

Proporcionar a população em geral, a alunos dos cursos básicos, médios ou superiores a possibilidade de treinamentos ambientais específicos.

Introduzir, principalmente em formadores de opinião a consciência ecológica e de desenvolvimento sustentável.

Oferecer a todos os interessados, local com conforto e todas as facilidades exigidas para treinamento, local este dentro das instalações da Secretaria Municipal de Meio Ambiente onde se “respira” o sentimento sócio/ecológico e o desenvolvimento sustentável.

Disseminar entre a população em geral, seus governantes, seus formadores de opinião, seus líderes estudantis, religiosos entre outros a consciência da necessidade diária da preservação do meio ambiente sem esquecer-se da necessidade do desenvolvimento sendo este sustentável.

Incentivar a população, desde crianças ainda nos cursos básicos até os mais velhos através dos grupos da “terceira, ou melhor,” idade a conservar e preservar a cidade de Macaé.

III - Metodologia

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente em parceria com a Secretaria Municipal de Educação convidará, ou formará, se for o caso, grupos de escolas, igrejas, entidades civis legalmente constituídas e demais grupos parceiros do meio ambiente para ministrar cursos específicos assuntos voltados à preservação do meio ambiente e ao desenvolvimento sustentável.

Estes grupos participarão na Escola do Ambiente da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de treinamentos teóricos e práticos de como preservar nosso meio ambiente, nossa fauna e flora, nossos rios e lagoas.

IV – Publico Alvo

Com o foco na parceria da Secretaria Municipal do Meio Ambiente com a Secretaria Municipal de Educação, o público alvo deste projeto, em sua primeira fase, serão os alunos dos cursos de ensino básico e médio.

Numa segunda fase, serão convidados os participantes de entidades civis, igrejas e principalmente ONGs ligadas à preservação e ao desenvolvimento sustentável.


V – Cronograma

1.Dotar o local da Escola do Ambiente, na sede da Secretaria Municipal de Meio Ambiente na Fazendinha Coqueiral de todas as facilidades necessárias para proporcionar aos treinandos o conforto e a qualidade de um ambiente de treinamento.
a.Levantar custos e orçamentos;
b.Executar a manutenção.

2.Preparar o material didático a ser apresentado aos treinandos.
a. O servidor Paulo Sergio da SEMMA será o responsável por este item.

3.Levantar necessidades e custos dos materiais didáticos que serão distribuídos aos treinandos.
a.Contratar o material

4.Levantar necessidade e custo dos certificados que serão distribuídos ao término dos treinamentos.
a.Contratar o material


VI – Cronograma Físico Financeiro

Tão logo levantados os custos tratados no item V deste projeto a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, através de sua gestão, providenciará a execução da manutenção da Escola Ambiental.
Os recursos desta manutenção serão obtidos por TAC - Termo de Ajustamento de Conduta a ser firmado com empresas e/ou empreendedores que tenham sido autuados por infrações ambientais.
Os recursos para o material de treinamento, material didático dos certificados e da publicação mensal serão obtidos através de recursos do Fundo Ambiental.

VII–Indicadores

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente, através do Fundo Ambiental, providenciará a publicação mensal do número de treinandos do mês.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e a Secretaria Municipal de Educação manterão em seus sites a divulgação do número de treinandos no período.