Futuro

O desenvolvimento trazido pela indústria do petróleo faz também crescer outros setores da economia. E é neste segmento que o município aposta todas as fichas para preparar a cidade para o futuro. Na área de infraestrutura urbana, o município investe no Projeto “Água Limpa”, maior investimento do governo municipal, orçado em R$ 277 milhões, com o objetivo de levar o saneamento básico e a macrodrenagem de forma gradativa para toda a cidade. 

A Avenida Industrial, cujas obras estão sendo finalizadas, é uma importante via que complementa o arco viário do município. Ela possui três mil e 800 metros de extensão e 20 metros de pista dupla ligando os bairros Lagomar e Ajuda ao entroncamento da RJ-106, na saída da Linha Azul. Essa via de tráfego vai facilitar também o acesso à Linha Verde, ao Parque de Tubos e cidades da Região dos Lagos. O objetivo é desafogar as principais vias do centro da cidade e de diversos bairros, impactadas pelo grande fluxo de veículos pesados que servem à cadeia produtiva de petróleo e gás. 

Os incentivos fiscais dentro do novo Código Tributário e a disponibilização de áreas para instalação de empresas e indústrias, são outras iniciativas que favorecem novos investimentos na cidade. A meta da prefeitura é fomentar o ambiente empreendedor e investidor do município, incentivando a inovação tecnológica e o desenvolvimento local. 

Os grandes empreendedores contam agora com uma área própria para se instalarem na cidade. A prefeitura de Macaé assumiu o Condomínio Industrial (Codin), uma área de 320 mil metros quadrados localizada próximo ao distrito de Cabiúnas (onde está instalado o Terminal de Gás de Cabiúnas), com acesso à RJ-168 e à BR-101. Além do Codin, estão sendo implantados outros condomínios empresariais particulares para aquecer ainda mais a economia da cidade. 

Os investimentos que o município vem fazendo na área de Ensino Superior também apontam para o futuro. A Cidade Universitária abriga cursos das principais universidades do Estado do Rio de Janeiro, como a Universidade Federal Fluminense e a Universidade Federal do Rio de Janeiro, além da Faculdade Miguel Ângelo da Silva Santos (FeMAAS), a primeira faculdade municipal gratuita do Brasil.

O município mantém também uma ampla rede de proteção social: são dezenas de projetos culturais; de iniciação esportiva; de saúde; educacionais; de proteção à mulher, à criança e ao idoso; de inserção ao mercado de trabalho; da educação especial; relacionados à segurança, e muitos outros. 

Os recursos gerados pelo petróleo servem também para fomentar o desenvolvimento de áreas como educação, 

Para envolver toda a comunidade no processo de desenvolvimento do município, a prefeitura investe na preparação da mão-de-obra local. Um desses projetos é a Incubadora de Cooperativas, que já foi a responsável pela inclusão de três cooperativas de trabalho no mercado. A Incubadora também oferece cursos de capacitação profissional, como o de cabeleireira, para a população de baixa renda. 

A educação é outro fator que vai ajudar a população a se preparar para o futuro. Pensando nisso, a prefeitura investe na Cidade Universitária e na Escola Municipal de Informática, que já atende a 500 alunos. Outros projetos que estão sendo desenvolvidos são: a Escola do Trabalhador, com oferta de cursos profissionalizantes, e a Escola Municipal de Idiomas, com cursos gratuitos de inglês e espanhol. 

Para atrair investimentos de diferentes setores, o município investe também na criação do Pólo Industrial, para atender às necessidades da indústria do petróleo e gás, contemplando também fábricas e indústrias de segmentos como o da mecânica, metais e mecatrônica. O Pólo Industrial está sendo desenvolvido através de Parceria Pública Privada com o município. A prefeitura vai oferecer toda a infra-estrutura da área de quase 500 mil metros quadrados escolhida para sediar o Pólo. São cerca de 200 empresas já interessadas. Já o Pólo Tecnológico visa atrair empresas como laboratórios e centros de pesquisa. A idéia é que a cidade se torne exportadora de tecnologia.

Busca

Acesso Rápido

Destaque