Guarda Sênior

O que é o projeto

O Programa Guarda Sênior foi implantando com apoio do Núcleo de Proteção ao Idoso, cumprindo, no âmbito municipal, a política do Estatuto do Idoso. Os guardas cumprem escala de seis horas diárias e recebem um salário mínimo, atuando como orientadores da população em locais como praças e no calçadão da Avenida Rui Barbosa, assim como nas escolas municipais.

O pré-requisito básico do programa é ter boa saúde e vontade de manter uma qualidade de vida ativa. Antes de ir para as ruas, os aprovados no Programa passaram por curso de treinamento, com aulas de Relacionamento Interpessoal, Direito, Ordem Unida e Atividade Física.

O principal objetivo do projeto é fazer com que o idoso volte a se sentir útil, elevando a sua auto-estima. Além do trabalho, aulas, palestras, bingo, festival de piadas, festival dançante, festa junina, festival de poesias, olimpíadas, atendimento médico e bucal e viagens fazem parte do dia-a-dia dos agentes da Guarda Sênior.

Critérios para participar do programa

Além de ter acima de 60 anos, os idosos não podem ser aposentados por invalidez. Existe um cadastro reserva, no qual os interessados podem vir na sede da corporação se inscrever. Funciona como uma fila de espera - conforme surgem as vagas, são chamados.

Para realizar inscrição, os interessados devem comparecer na sede da Guarda, localizada na Avenida Gastão Henrique Schuller, s/n, Botafogo, das 8h às 17h, portando os seguintes documentos: RG, CPF, declaração escolar e comprovante de residência.
 

 

Busca

Acesso Rápido

Destaque