Políticas para as Mulheres


A Secretaria de Políticas para as Mulheres é um organismo da Administração Pública Municipal que visa propor, elaborar, articular, acompanhar e desenvolver políticas públicas que elevem a cidadania e a justiça social, fundamentadas na equidade de gênero no município de Macaé. Criada a partir da demanda identificada pelas extintas Coordenadoria dos Direitos da Mulher (Instituída em janeiro de 2005 e extinta em 2007), Secretaria Executiva dos Direitos da Mulher (Instituída em 2007 e extinta em 2009) e Subsecretaria Municipal de Políticas para as Mulheres (Instituída em 2009 e extinta em 2015), a Coordenadoria Geral de Políticas para as Mulheres reflete o compromisso de governo com a qualidade de vida e garantia dos direitos das mulheres, assim como, o reconhecimento de suas vulnerabilidades, que exigem políticas públicas específicas. Além da articulação junto aos demais Órgãos Municipais para o desenvolvimento de políticas públicas com enfoque prioritário no universo feminino, a Coordenadoria Geral de Políticas para as Mulheres desenvolve e oferece as seguintes ações e serviços em duas Unidades: CEAM – Centro Especializado de Atendimento à Mulher Pérola Bichara Benjamim e o Espaço Mulher Cidadã Erosita França Leclerc.
O CEAM - Centro Especializado de Atendimento à Mulher Pérola Bichara Benjamim desenvolve ações em consonância com as diretrizes estabelecidas pelo Pacto Nacional de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher. As ações são desenvolvidas através dos seguintes programas:

• Programa de prevenção e enfrentamento à violência contra a mulher
• Disque-Mulher;
• Orientação Jurídica;


CEAM - Centro Especializado de Atendimento à Mulher Pérola Bichara Benjamim
Rua São João, 33 - Centro
Macaé-RJ, CEP: 27913-070
Tel.: (22)2791-6620 - (22)2796-1045
E-mail: ceam@macae.rj.gov.br

O Espaço Mulher Cidadã Erosita França Leclerc é um Espaço destinado à qualificação profissional da mulher, ao incentivo ao trabalho e autonomia econômica das mulheres, com vistas à ampliação da inserção das mulheres no mercado de trabalho, sua independência econômica e sua participação na economia doméstica, colocando esta mulher em posição de destaque e não mais de dependência do homem. São oferecidos diversos cursos tais como: artesanatos/artes manuais em geral, cabeleireira, dentre outros (frutos de importante parceria com o CETEP, órgão certificador do município) . Neste Espaço são desenvolvidos os seguintes Programas:

• Programa Renda Mulher;
• Casamento Comunitário;
• Descentralização dos Serviços;


ESPAÇO MULHER CIDADÃ EROSITA FRANÇA LECLERC
Rua São João, 33 - Centro
Macaé-RJ, CEP: 27913-070
Tel.: (22)2796-1149
E-mail: espacomulhercidada@macae.rj.gov.br

Acompanhe os programas e projetos de Políticas para as mulheres:

 

Datas Comemorativas