Projeto Macaé Rio Sustentável


A BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO MACAÉ

Curso de Capacitação Para os Professores da Rede Pública de Macaé

A Associação Cândido Mendes de Ensino e Pesquisa (ACAMEP), financiada pelo Programa Petrobras Ambiental, com o apoio da prefeitura, através da secretaria de Meio Ambiente, vai promover a partir do dia 19, uma capacitação sobre a bacia hidrográfica do Rio Macaé. O curso é destinado aos professores da Rede Pública de Ensino, gestores municipais que atuam na área de meio ambiente, lideranças comunitárias e interessados em geral e será apresentado em dois módulos, em diferentes locais – Macaé, Sana e Glicério.Objetivando mobilizar as instituições e pessoas inseridas na bacia hidrográfica do Rio Macaé, o evento será realizado com vistas à implantação de uma agenda voltada para o desenvolvimento sustentável da referida bacia.

Datas de realização: Nos dias 19, 20, 21, 22 e 23 no Sana (Macaé Facilita) e em Glicério (colégio municipal). Em Macaé está previsto acontecer nos dias 7, 14, 21 e 28 de agosto e no dia 4 de setembro. 

Constam do conteúdo programático noções básicas sobre a geologia e geomorfologia da bacia do Rio Macaé, Formação da Serra do Mar e das Baixadas Litorâneas (origem do rio Macaé), Clima da região e sua relação com a geoecologia regional,

Formação dos ecossistemas de floresta, mangue e restinga, Estrutura e funcionamento dos ecossistemas da bacia do rio Macaé – Florestas, Mangues e Restingas, Visita aos ecossistemas de floresta e restinga, História ambiental da região, Povos nômades e índios, Período Colonial (O extrativismo e a Cana de açúcar) e a História ambiental da região do rio Macaé, entre outros. Durante o cursos serão apresentados aos participantes os resultados da Expedição Científica Macaé Rio Sustentável.

Inscrições no site: As inscrições já podem ser feitas através do site da prefeitura – www.macae.rj.gov.br que se encontra na página principal, pelo e-mail eventos.semma@macae.rj.gov.br e ainda pelo telefone (21) 3069-2901.

Conheça os cursos complementares e acesse a ficha de inscrição nos arquivos a seguir.