Mercado de Peixes  Solar dos Mellos Rio Macaé Praia dos cavaleiros Pico do Frade Cidade universitária Vista aérea de Macaé Mercado de Peixes  Solar dos Mellos Rio Macaé Praia dos cavaleiros Pico do Frade Cidade universitária Vista aérea de Macaé Mercado de Peixes  Solar dos Mellos Rio Macaé Praia dos cavaleiros Pico do Frade Cidade universitária Vista aérea de Macaé

Acesso Rápido



Como Chegar

Destaque

Região Serrana



Região serrana

A serra macaense é formada por uma cadeia de montanhas entrecortadas por rios, cachoeiras e vales. São seis distritos que formam a região mais bonita do município, onde a simplicidade dos moradores e o esplendor da mata atlântica caminham juntos.

 Os distritos têm rios com corredeiras e dezenas de cachoeiras, ideais para a prática de esportes radicais. Além disso, as montanhas da serra oferecem cenários perfeitos para escaladas e downhill (descida de bicicletas). A região oferece hospedagem simples, mas bastante confortável. A maioria dos restaurantes fica nas pousadas, que oferecem comida caseira.
 

Sana

O distrito do Sana é o mais visitado da serra macaense. Os moradores contam que este paraíso ecológico teria sido fundado em 1824 por um suíço que, fascinado com a beleza do local e com o rio que corre entre pedras, chamou-o de Sena, em lembrança ao rio francês. Por causa da pronúncia, o povo transformou o rio e o arraial em Sana. Sexto distrito de Macaé, o Sana, esconde belezas exuberantes, incluindo cachoeiras praticamente desconhecidas.

Considerado um santuário ecológico, o Sana foi transformado em Área de Proteção Ambiental (APA) em 2002. O distrito está localizado em um vale cercado de montanhas de mais de mil metros de altura. Já se contaram mais de 15 cursos d’água a partir do Rio Sana. O Córrego Peito de Pombo é uma estreita faixa que forma um parque aquático natural. Suas cachoeiras e piscinas são as mais procuradas pelos turistas. Com águas cristalinas que serpenteiam pelo vale, são excelentes para o banho, hidromassagem, hidroterapia, turismo ecológico e mergulho.

A cachoeira mais visitada do Sana é também a de mais fácil acesso: a Cachoeira do Escorrega, na qual se chega através de uma trilha fácil, a dois quilômetros do centro do Arraial do Sana. A cachoeira é formada por uma pedra lisa, com declive suave, em forma de escorrega. Após o escorrega há uma piscina natural de águas cristalinas.

Uma das maiores atrações do Sana é o Pico do Peito do Pombo, uma formação rochosa, que vista de determinados ângulos, se assemelha à figura de um pombo pousado sobre a pedra com 1.120 metros. Para se chegar ao Peito do Pombo, é preciso seguir trilhas que cortam a montanha. São cerca de seis horas de caminhada em ritmo médio, que deve ser feita com a ajuda de guias locais.

O Rio Sana é outro atrativo. Tranqüilo, de águas claras e transparentes, repleto de corredeiras, apresenta em seu curso alguns trechos de praias bastante agradáveis. Nasce na Cabeceira do Sana e atravessa todo o distrito, desaguando no Rio Macaé, em Barra do Sana, formando uma paisagem que vale a pena ser conhecida e contemplada. A única cachoeira no Rio Sana é a Fervedeira, apresentando condições de banho e prática de hidromassagem natural. A cachoeira fica entre o Arraial do Sana e a Barra do Sana, na localidade conhecida como "Boa Sorte".
 

Pico do Frade

Também na região serrana, estão a serra das Bicudas Grande e Pequena, que fazem limite dos municípios de Macaé e Casimiro de Abreu, se estendendo pelos distritos de Cachoeiros de Macaé, Sana e Glicério. O Pico do Frade, com 1.429 metros, é o ponto culminante de Macaé, reinando soberano entre os elevados da serra. A beleza natural da pedra pode ser vista do litoral macaense, e no passado foi referência para muitos navegantes. O Pico do Frade fica a 56 quilômetros do centro urbano. É ideal para a prática de escaladas e caminhadas, de preferência com guias que podem ser contratados na cidade.
 

Glicério e arredores

Cortado pelo Rio São Pedro, o distrito de Glicério vem atraindo cada vez mais praticantes esportes radicais. As corredeiras de Glicério tornaram-se famosas para a canoagem, devido a presença de uma antiga usina de eletricidade nas imediações. A comunidade local desenvolveu um divertido esporte denominado “boiagem”, que consiste em descer as corredeiras em bóias feitas de pneus de automóveis. No rio São Pedro, foi montado um circuito de canoagem, com 500 metros de extensão. O distrito conta com uma base da MacaéTur, com cursos de canoagem.

A cachoeira mais visitada do local é a do Poço da Siriaca. A queda d´água é pequena, caindo num poço de 30 metros de diâmetro. As águas são transparentes e de temperatura fria. O local possui uma pequena praia e uma área gramada que permite a prática de camping. A Siriaca fica a um quilômetros do Centro de Glicério.

No distrito de Bicuda Grande, a maior atração é a Cachoeira da Bicuda, formada por seis quedas d’água. A Cachoeira da Bicuda forma também uma grande “praia” mansa, perfeita para o banho das crianças. Outro lugar imperdível na serra macaense é o bucólico distrito de Frade, cortado por inúmeras pequenas corredeiras.
 


Parque Municipal Natural Fazenda Atalaia

O Parque Municipal Natural Fazenda Atalaia é uma das três unidades de conservação de Macaé. Com 235 hectares – 75% de mata fechada - , o Parque Atalaia abriga espécies da fauna e flora da Mata Atlântica. No local, vai funcionar o Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (Cerras) e um centro de pesquisa voltado para a educação ambiental e fiscalização da região serrana. O Centro de Vivência do parque é direcionado a realização de palestras para os estudantes e pesquisadores.

No local foi aberta uma trilha de um quilômetro para visitação, além da já existente utilizada para fiscalização diurna e noturna no combate à caça de animais. O Parque Atalaia está localizado a 27 quilômetros do centro de Macaé. Jequitibá, vinhático, figueira, braúna, pau-d’alho, são algumas das espécies da flora encontradas no parque. A fauna do Atalaia também é rica e reúne espécies como cachorros do mato, furões, lontras, macacos bugios, papagaios, tatus, gambás, entre outras.

 


Rodapé

Prefeitura Municipal de Macaé
AV. Presidente Sodré, 534, Centro
CEP: 27913-080 - Tel.: (22) 2791-9008