Secretaria Municipal de Cultura

Tarde de Integração da Melhor Idade

O que é o Projeto

A Tarde de Integração da Melhor Idade foi criada em  2002 com o objetivo de integrar os Grupos de Terceira Idade existentes no município, numa tarde de lazer utilizando a arte como meio de união.

O projeto tem um formato de programa de auditório, no estilo das grandes rádios nos anos 40 e 50, onde só participam artistas da Terceira Idade, nas várias vertentes como cantores que resgatam as músicas que fizeram sucesso na época das serestas e músicas românticas, apresentações de esquetes teatrais, dança, poesias. São três horas de muita diversão e alegria.

O projeto atinge a um público médio de 500 pessoas, no Teatro Municipal de Macaé, sempre na primeira terça-feira de cada mês e é direcionado a faixa etária acima de 50 anos, já que a assistência nesta idade vem crescendo a cada ano.

O Programa Tarde de Integração da Melhor Idade, recebe além dos 20 Grupos de Terceira Idade de Macaé, incluindo os da região serrana, grupos de outros municípios como Carapebus, Quissamã, Rio das Ostras, Niterói, Cachoeiras de Macacu, entre outros.

Atualmente o programa se tornou referência no estado deste modelo de ação, já que é pioneira na utilização da arte neste tipo de formato, como meio de inclusão conferindo aos idosos o resgate de sua cidadania de uma forma lúdica, criativa e alegre, propiciando uma melhor qualidade de vida e consequentemente a elevação da autoestima.

Fazem parte da programação anual os bailes direcionados ao público de Terceira Idade em parceria com a Coordenadoria da Terceira Idade de Macaé; o Baile das Mães, que homenageia as Mães de Terceira Idade, no mês maio, com sorteio de brindes; o Baile da Primavera, que ocorre no mês de setembro, em homenagem à primavera, com eleição das Rainhas, Princesas e Reis da Terceira Idade e o Baile de Máscaras, um tradicional baile de carnaval, que abre os festejos e tem como objetivo resgatar o clima de carnaval antigo ao som de marchinhas e ainda o Concurso de Máscaras para a este grupo com premiação nas categorias Luxo e Originalidade.

O programa é uma realização da Secretaria de Cultura, Fundação Macaé de Cultura e da Coordenadoria da Terceira Idade de Macaé. A coordenação fica a cargo de Fátima Jorge, Danilo Gomes e da presidente de honra dos Grupos de Terceira Idade, Sra. Margarida Mussi.