Prefeitura Municipal de Macaé

Secretaria Municipal de Cultura

Artesãos participam do primeiro ‘Quintas no Museu’

2018-09-28 15:23:00 - Jornalista: Andréa Lisboa
Compartilhe:  
Foto: João Barreto
Oficinas serão oferecidas para fomento do empreendedorismo

O primeiro encontro do ‘Quintas no Museu’, novo projeto da Secretaria de Cultura para o museu Solar dos Mellos, reuniu 35 artesãos de diferentes grupos do município na quinta-feira (27). O objetivo foi apresentar o conceito de Handmade (feito à mão), que será o tema da primeira oficina no museu voltada para este segmento, e também divulgar propostas da gestão como: disponibilizar o jardim do museu para exposição de artesanato, realizar um desfile com as peças produzidas e ainda criar um banco de dados com as memórias dos artesão da cidade.

"Estamos implementando políticas públicas para incrementar este setor de geração de renda em Macaé. Vamos oferecer cursos que irão abranger empreendedorismo, técnica de venda por meio das redes sociais, fluxo de caixa, marketing de produto e o que mais for necessário para agregar valor aos trabalhos realizados pelos artesãos de Macaé. Estamos abraçando todos os grupos de forma democrática. Também planejamos um desfile para divulgar as peças do artesanato local no Solar dos Mellos", disse o secretário de Cultura, Thales Coutinho.

A produtora do projeto, Cláudia Barreto, falou sobre a intenção de se registrar as histórias de vida de cada um dos participantes deste processo. “Queremos guardar memórias, formando um banco de dados. Este primeiro encontro foi um momento para nos conhecermos e nos fortalecermos”, destacou. Ela explicou ao grupo o conceito de handmade, que será o tema da primeira oficina. Trata-se da busca de novas possibilidades de criação, utilizando-se técnicas tradicionais. O objetivo é dar um caráter singular ao produto. O ‘handmade’ apresenta uma perspectiva diferente para o design dos produtos. Ele retorna a matéria-prima do artesanato e das artes plásticas e propõe uma fuga aos padrões tradicionais.

O secretário Adjunto de Cultura, Bruno Ribeiro, avalia que a boa adesão de membros dos diversos grupos de artesão ao ‘Quintas no Museu’ se deve ao contínuo diálogo entre a gestão e esta vertente. “Nosso objetivo é manter um espaço democrático para que os artesãos se socializem. Verificamos que o que eles mais precisam é de espaços para expor os seus produtos. Durante o evento ‘12ª primavera dos Museus’, na semana anterior, eles conseguiram perceber que é possível se criar uma clientela aqui no museu”, pontuou.

A artesã do Centro de Convivência do Idoso (CCI), Rogéria Rodrigues, expôs seus produtos durante a ‘12ª primavera dos Museus’ e recebeu encomendas. “Ótima esta iniciativa. Este espaço dará mais oportunidades para os artesãos com a exposição dos seus trabalhos”, ressaltou. Já Shirley Rosa de Araújo, do grupo ‘É Nós’, do Complexo da Ajuda, ficou feliz pela oportunidade de troca de experiências “Muito bom o projeto, porque nos reunindo, podemos falar sobre a nossa arte e adquirir novos conhecimentos’, frisou Shirley.

O ‘Quintas nos Museus’ acontecerá, a partir de 18 de outubro, às quintas-feiras, no Solar dos Mellos, das 14h às 18h. O museu está localizado na rua Conde de Araruama, 248, no Centro. Já o Centro de Cultura de Macaé, que também recebe expositores, fica na Avenida Rui Barbosa, 780 – Centro. Mais informações pelo telefone 2759-504.

+ Mais Notícias