Dia do Artesão é celebrado no Centro Macaé de Cultura

19/03/2019 15:50:00 - Jornalista: Marilene Carvalho

Foto: Divulgação

Artesãos comemoraram a data com confraternização, nesta terça

O Dia do Artesão reuniu, na manhã desta terça-feira (19), em uma alegre confraternização, cerca de 30 artesãs que atuam em Macaé. A data foi celebrada com café da manhã realizado comunitariamente no foyer do Teatro Municipal, com a participação de representantes da Loja do Centro Macaé de Cultura, Polo de Artesanato, Espaço Mulher, Centro de Convivência do Idoso (CCI), Artesanato Macaé, É Nóis Artesanato e Feira da Lagoa.

Participando da comemoração, o secretário de Cultura, Thales Coutinho, um dos fortes incentivadores do artesanato local, destacou: “Apoiar a fomentação do artesanato é um dever que cumprimos com muita satisfação, e nesse sentido é compromisso nosso continuar avançando, oferecendo ideias e suporte na medida possível de nossos esforços”.

O café da manhã foi uma simples forma pensada pela equipe da secretaria municipal de Cultura para integrar os diversos grupos existentes na cidade. “Seguindo a diretriz de promover esta integração, abriu-se a oportunidade para que se desligassem um pouco do trabalho para interagir umas com as outras num clima de descontração”, disse o subsecretário Adjunto de Cultura, Bruno Ribeiro.

Cumprindo agenda de trabalho semanal, a Secretaria leva pontualmente o artesanato para o evento ‘Quintas no Sollar’, todas às quintas-feiras, na área externa do Solar dos Mellos – Museu da Cidade de Macaé. Na data de hoje, está garantido às artesãs a oportunidade de expor na Praça das Artes do Centro Macaé de Cultura.

Loja do Centro Macaé de Cultura - Desde julho do ano passado, um grupo independente com cerca de 20 artesãs atua na loja do Centro Macaé de Cultura, onde além da venda também recebem encomendas, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. O espaço é cedido sem cobrança de taxa por parte da prefeitura.

As artesãs se comprometem entre elas de fazer o atendimento, revezadamente, se responsabilizando individualmente pela integridade da loja durante meio expediente em um dia da semana. Cada uma delas detém 100% do valor da venda de suas próprias confecções. O grupo está sempre aberto a novas adesões, e dá preferência a quem portar a Carteira Nacional do Artesão.