Escola Municipal de Artes faz seleção para curso técnico de teatro

02/08/2017 09:25:00 - Jornalista: Marilene Carvalho

Foto: Divulgação

Início das aulas será dia 14. Provas ocorrem de quarta (2) a sexta-feira (4).

A Escola de Arte Maria José Guedes (Emart) tem agitado a cultura macaense e, cada vez mais, atraído pessoas interessadas em formação artística. Prova disso é o número expressivo de inscrições no processo seletivo desse ano para ingressar no Curso Técnico de Teatro. Os 160 inscritos passarão por três etapas eliminatórias nesta quarta (2), quinta (3) e sexta (4). Todas as provas serão realizadas nas dependências da escola, das 18h às 22h. Uma banca examinadora composta de quatro profissionais da área ficará responsável pelas avaliações. O início das aulas está marcado para o dia 14 de agosto. A Emart fica localizada no Centro Macaé de Cultura.

Na lista de realizações deste primeiro semestre, a maior novidade foi a criação da Cia de Teatro de Macaé - Teatro Musicado, formada por elenco de nove atores (alunos do curso técnico de teatro e artistas da comunidade). A estreia foi no dia 18 de maio, no Solar dos Mellos - Museu da Cidade de Macaé, quando apresentou a esquete Motta Coqueiro. O passo seguinte foi a montagem do espetáculo Histórias de Macahé. A encenação foi no Teatro Municipal de Macaé, dia 28 de julho, em comemoração ao aniversário da cidade.

Uma equipe de profissionais dá suporte ao projeto. A diretora da Emart, Jaqueline Lima; na coordenação geral, o teatrólogo e diretor de teatro Márcio Gonçalves; na assistência de direção, Cláudia Byspo; na coordenação de cenário e figurino Neyva Santiago; nas coreografias, a bailarina Luize Pessanha. No elenco: Adriano Uzah, Bianca Luvic, Carol Haber, Flávio Xavier, Gabriel Sednem, Hélder Santana, Júnior Moreno, Jurema Pedroso e Sah Lacerda.

Continuando a lista de realizações da Emart, no primeiro período de 2017, o curso técnico de teatro desenvolveu trabalhos de pesquisa de linguagens teatrais por meio do estudo e debates sobre os textos “Sonhos de uma noite de verão“, de Willian Shakespeare e “Rei da Vela”, de Oswald de Andrade, para celebrar os 50 anos de morte do autor. Além do curso técnico, a Emart atende 16 turmas do Curso Livre de Teatro, com 240 alunos, entre crianças, adolescentes e adultos. Os cursos são oferecidos à população gratuitamente.


Fotos Relacionadas