'Eu Negra' comove plateia na abertura da Jornada Cultural da Serra

16/05/2017 13:16:00 - Jornalista: Mônica Braga

Foto: Divulgação

Programação segue até domingo na Biblioteca Municipal em Glicério

Noite de encanto. Assim foi a abertura da I Jornada Cultural e Pedagógica da Serra Macaense, no espaço da Biblioteca Henriqueta Marotti, nesta segunda (15). A atriz Claudia Bispo retratou a vida e a luta dos escravos com o espetáculo 'Eu Negra', tendo a mulher negra e sua história como escrava, como foco. A programação segue até domingo (21).

Claudia, além de atriz, é a responsável pelo texto que, por meio de gestos e frases fortes, conta um pouco do que viveu uma escrava. "Esse texto, cada vez que apresento, é de emocionar, nele contextualizo fatos de agora, em que a mulher também é tratada, de certa forma, como escrava, e busco atrair a plateia para realmente refletirmos sobre o tema. E quanto a essa proposta da Jornada Cultural registro a importância de descentralização do fazer artístico, parabéns aos envolvidos", disse.

A plateia, em sua maioria formada por professores e alunos do Colégio Municipalizado Raul Veiga, estava concentrada na apresentação, cada gesto e história atraiam mais olhares. O tema provocou um entusiasmo coletivo. "Belíssimo retrato da mulher negra no Brasil, belíssima performance da atriz. Não tem como não entrar no texto e se emocionar. Que maravilha estar presenciando, neste espaço, jovens e adolescentes envolvidos com a arte", registrou Paulinho Marques, professor e artista plástico.

Para Rosemere Daudt, a proposta é essencial para integração e envolvimento da comunidade. "Trazer tudo isso para perto do morador da região serrana é um presente para todos", afirmou Rosemere, que também está inserida na proposta da Jornada Cultural e Pedagógica com a Oficina de Arte e Terapia (terrário) e jardinagem.

A ação é desenvolvida pela Biblioteca Pública Municipal Henriqueta Marotti em parceria com o Colégio Municipalizado Raul Veiga e promovida pela Secretaria Municipal de Cultura. Para Célia Jatobá, que coordena as atividades da Biblioteca, parceria como essa faz a diferença.

- Realizar é o lema. Trazer atividades e propostas para a serra de Macaé é de muita importância. Parcerias são primordiais e o nosso espaço está cada vez mais sendo palco de excelentes propostas. Agradeço a todos que acreditaram e colaboraram para que a I Jornada Cultural e Pedagógica saísse do papel - pontuou Jatobá.

A secretária de Cultura, Tânia Jardim, ressaltou a importância da revitalização do espaço cultural Antônio Otto de Souza, onde funciona a Biblioteca. Espaço este que, desde o ano passado, vem sendo palco para muitas ações e projetos culturais com a participação da comunidade local.

- Volto a falar sobre a democratização da cultura, estar aqui e presenciar a realização de projetos como este, envolvendo adolescentes e jovens, aguçando os mesmos a pesquisar sobre arte, é muito significante para todos nós. O trabalho realizado neste espaço nos dá a certeza que estamos no caminho certo, fazendo com que a descentralização do fazer artístico realmente aconteça - finalizou.

A Biblioteca Pública Henriqueta Marotti fica na Rua Lauro Gonçalves, s/n, Glicério.

Confira a programação:

Dia 16 - Exposição "Pássaros do Brasil" (óleo sobre tela), por Sérgio Spencer

14h - Oficina Arte e terapia (terrário), por Rose Daudt - Jardinagem

Dia 17 - 15h - Apresentação da Orquestra Popular de Macaé (OPM)

19h - Palestra "Água – Bacia do Rio Macaé", com o professor Maurício Molisani - NUPEM/ UFRJ

19h30 - Cinema Ambiental – CUCA NUPEM/UFRJ

20h - Roteiro Turístico de Macaé – com os turismólogos da Secretaria Municipal de Turismo

Dia 18 - 10h – Oficina de Customização, por Maria Eduarda

10h - Hip hop (rimas e poesia), por Paulo Marques

19h - Noções Básicas de Defesa Civil – Rio São Pedro por Jomar Faturini

14h - brincadeiras esportivas, slikeline, corda, circuito pneus, pula-pula, por Crucks da Serra (expedições e aventuras)

19 h - Noite de autógrafos do escritor e poeta glicerence, Carlos Henrique Lopes de Figueiredo

Homenagem póstuma – Sidamaiá Oliveira Gonçalves (atuante na comunidade educacional)

Dia 20 - 10h - Esquete Mota Coqueiro, com a Cia EMARTeatro (EMART)

11h - Sarau e Encontro dos escritores, poetas, contadores de história, agentes culturais, educadores, artistas, estudantes, comunidade

Roda de bate-papo com Hanna Gledyz - representante do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas do Rio de Janeiro - Secretaria Estadual de Cultura; Tânia Maria Jardim, Secretária Municipal de Cultura de Macaé

13h - Gastronomia de boteco (caldinho de aipim, pastel, carne-seca com aipim)

Roda de Capoeira

Samba Choro – Rádio Alternativa FM

Dia 21 - 8h - Passeio Ciclístico Glicério - Trapiche - Glicério (Secretarias Municipais de Cultura, Esportes e Adjuntas de Turismo e Interior)


Fotos Relacionadas