Exposição sobre Motta Coqueiro em cartaz no Solar dos Mellos

23/05/2017 10:26:00 - Jornalista: Equipe Secom

Foto: Rogério Peccioli

História em quadrinhos, teses, pinturas e livros estão expostos

Até o mês de julho, estará aberta a visitação de estudantes e turistas a exposição “As Várias Memórias de Motta Coqueiro”. Nela, crianças também poderão ter acesso a interpretações de forma lúdica à história do rico fazendeiro que, no século XIX, foi o último condenado a morte no Brasil. Nessa mostra, marcada por cartoons - história em quadrinhos -, idealizados pelo gerente de projetos do Solar dos Mellos, Leonardo Barreto, também há teses, pinturas e livros expostos ao público.

- Convidamos as escolas a trazerem seus alunos a essa exposição – diz a organizadora da mostra, a gerente de projetos Cláudia Barreto. Em cartaz, ainda se encontram o Processo-Crime contra Motta Coqueiro, feita por seu escravo em 1855, sua Sentença-Crime, além de livros com visões diferentes sobre ele, como por exemplo a tese de César Möller, intitulada ‘A Fera de Macabu: Memórias de Um Crime, Uma Pena de Morte e Uma Maldição’, de 2007.

Nessa mostra, entre as várias análises sobre Motta Coqueiro desenvolvidas por diversos pensadores, estão disponíveis textos de Godofredo Tinoco e de Armando Borges, além de citações de Antonio Alvarez Parada. Para agendamento escolar e mais informações, o Solar dos Mellos fica na Rua Conde de Araruama, 268, Centro. Seu telefone é: (22) 2759-5049.

Motta Coqueiro

Manuel da Motta Coqueiro, apelidado de "A Fera de Macabu", foi um rico fazendeiro da região Norte Fluminense, sendo o último condenado à pena de morte no Brasil, por ter, supostamente, mandado matar toda uma família de colonos residente em suas terras. O caso é um dos crimes mais famosos do país, pois muitos consideram que foi executado um inocente.

Esse fato ocorreu no segundo reinado. O processo de prisão, condenação e enforcamento se deu entre os anos de 1852 e 1855 (ano do enforcamento). O episódio, estudado por legisladores, estudantes de Direito e advogados, aconteceu nas terras de Motta Coqueiro, em Macabu, na época da freguesia de Nossa Senhora das Neves/Macaé.

A 15ª Semana de Museus

Essa exposição teve início durante a 15ª Semana de Museus, comemorada no Dia Nacional de Museus, na última quinta-feira (18). Na ocasião, esteve presente no Solar dos Mellos o secretário Estadual de Cultura, André Lazaroni. Nesse dia, a doutoranda em História, Conceição Franco, a mestranda em arquivologia, Juliana Alvim e a mestranda em História, Bárbara Benevides, ministraram palestras no auditório Washington Luiz. O Solar dos Mellos está vinculado à Secretaria Municipal de Cultura.

- Esse evento marca a cultura nacional, uma vez que Motta Coqueiro foi o último condenado à pena de morte no país. A equipe do Solar dos Mellos, que produziu essa exposição e as atividades culturais, está de parabéns – disse a secretária de Cultura, Tânia Jardim.


Fotos Relacionadas