‘Festa na Roça’ foi sucesso de público

12/07/2019 10:28:00 - Jornalista: Andréa Lisboa

Foto: Raphael Bozeo

O ‘arraiá’ fechou a rua Conde de Araruama, Centro, em frente ao Solar dos Mellos

A estreia da ‘Festa na Roça’ da Secretaria de Cultura de Macaé reuniu famílias, servidores públicos e artistas da cidade, na noite desta quinta-feira (11). O ‘arraiá’ fechou a rua Conde de Araruama, Centro, em frente ao Solar dos Mellos – Museu da Cidade, que sediou o evento. Um palco foi montado para os shows da sanfona e voz de Ailton San, que abriu a festa, e do TriChapado, que a fechou. Brinquedos para a criançada, animação infantil, barracas de comidas típicas e ainda de microempreendedores do município compuseram o ambiente colorido e decorado com bandeirinhas. Uma quadrilha espontânea com participantes de roupas características também animou a festa.

A proposta do secretário de Cultura, Thales Coutinho, é que a ‘Festa na Roça’ entre para o Calendário de Eventos de Macaé.

"A festa superou a nossa expectativa de público e de satisfação. Isso se deve a integração dos setores da Secretaria de Cultura que a compõem como um todo. O envolvimento das equipes interna da secretaria, do Teatro Municipal de Macaé, do Solar dos Mellos, da Escola Municipal de Arte Maria José Guedes (Emart) e da Escola Municipal de Dança, de seus professores; dos polo de Cultura e ainda dos microempreendedores colaboradores do projeto ‘Quintas no Museu’ foi fundamental para este sucesso. Que esta seja a primeira de muitas Festas na Roça de Macaé", frisou Thales Coutinho.

As escolas municipais de Arte e de Dança ofereceram ao público comidas típicas em suas barracas. Mas as opções gastronômicas foram muitas, devido à participação dos microempreendedores do setor. Um bingo de eletrodomésticos e de uma bicicleta antecedeu o show do TriChapado.

"Muito boa a festa, a música, a comida, o ambiente familiar com um clima agradável. Com certeza, eu voltaria nos próximos anos", disse a estudante de artes, Raquel Chagas.

"Tudo ótimo. Vendendo bem, num ambiente muito bom. O quentão já foi todo! Chegamos às 15h30 para colaborar na produção da festa e valeu mesmo à pena. Pretendo participar das próximas", ressaltou a empreendedora do ramo de salgados e doces e colaboradora do projeto ‘Quintas no Museu’, Cátia Cilene Santos.

A família de artesãos em Macramê e Micromacamê do distrito serrano do Sana, de Nair Araújo e Thiago Calixto, desceram a Serra para participar da nova festa. A administradora de empresa e o técnico atualmente se dedicam exclusivamente ao artesanato. “Já vendemos hoje. Mas estou gostando especialmente da oportunidade de mostrarmos a nossa técnica artesanal às pessoas”, frisou Nair.

Apoio à Cultura

A diretora do Solar dos Mellos, Viviane Chaves, destacou o apoio do prefeito, Dr. Aluizio à Cultura e o empenho das demais secretarias. "Tivemos o apoio estrutural das demais secretarias para a realização deste evento na rua e somos gratos a esta colaboração importante. O prefeito apoia a Cultura, o que nos motiva muito. Só temos a agradecer ao secretário, Thales, e a todas as equipes que estão envolvidas neste projeto", disse.

"Estou muito feliz por este momento da Cultura de Macaé em que tantos eventos culturais envolvem toda a sociedade em seus fragmentos de interesse s. Participar da instituição da ‘Festa da Roça de Macaé’ é um privilégio, porque aqui está se dando oportunidade a artistas e também a empreendedores da economia criativa da cidade", disse o diretor da Emart, Edie Lameu.

"É muito importante esta integração entre as equipes da Cultura e também gratificante ver este resultado. Que venham muitas outras Festas na Roça", disse a diretora da Escola Municipal de Dança, Claudia Tenório.


Fotos Relacionadas