Festival Macaé de Cultura e Gastronomia começa nesta quinta

16/08/2017 17:24:00 - Jornalista: Assessoria do evento/Julie Silveira

Foto: João Barreto

Atrações gastronômicas, musicais e literárias fazem parte da programação

Com o tema "Nas Mãos do Chef" e pratos comercializados por R$ 20, o já tradicional Festival de Cultura e Gastronomia chega à oitava edição com a proposta de consolidar o município como destino gastronômico regional e contribuir com o desenvolvimento econômico e turístico. O evento faz parte do calendário oficial da cidade e acontece, neste ano, entre os dias 17 e 20 de agosto, na orla da Praia dos Cavaleiros. Atrações gastronômicas, musicais, literárias, além das ações na Cozinha Show Todeschini, fazem parte da programação. A expectativa é que cerca de 20 mil pessoas compareçam nos quatro dias de festa.

Dezoito pratos serão comercializados nos estandes instalados na praça de alimentação. Além disso, o evento também conta com dez food bikes com variedades de doces. Produtos orgânicos, prato vegano, alimentos naturais e coleta seletiva de lixo também estão incluídos na programação.

Um espaço kids faz parte do cenário do festival, com opções de entretenimento e lazer. O artesanato regional terá seu espaço garantido. O evento conta também com a quinta edição da Ciranda Literária de Macaé (CLIM), oferecendo arte e cultura com autores, escritores e títulos numa vasta programação. A Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), o Serviço Social da Indústria (Sesi) vão oferecer três palestras por dia, das 16h às 17h, das 18h às 19h e das 20h às 21h na Unidade Móvel Sustentável do Programa: um caminhão com cozinha adaptada, com espaço interno climatizado e capacidade para acomodação de 24 participantes. Serão realizadas palestras com degustação, ministradas por equipe composta por nutricionista e auxiliar de cozinha, com carga horária de aproximadamente uma hora cada.

O festival acontece nesta quinta-feira (17) e sexta-feira (18) a partir das 18h. Já no sábado (19) e domingo (20), o festival tem início a partir das 10h. Todos os dias as atividades encerram à meia-noite, com exceção do domingo, quando termina às 20h.

A Prefeitura de Macaé proporciona ao festival o apoio logístico, com a participação das secretarias municipais de Mobilidade Urbana, Ordem Pública, Infraestrutura e adjuntas de Comunicação e Turismo. O Festival também vai contar com a parceria da programação esportiva do Festival de Inverno do município.

Alterações no trânsito

Para atender ao evento, a Avenida Atlântica, entre as ruas Lindolfo Color e Vinã del Mar, está fechada. Com isso, o sentido de circulação na Lindolfo Color foi invertido. Agentes de trânsito orientam no local o esquema de “mão inglesa”, que funciona na Avenida Nossa Senhora da Glória. O acesso à orla poderá ser feito então pela Rua Vinã del Mar.

Língua do P

O mineiro ‘gauche’, poeta das sete faces escondidas atrás dos óculos e dos modos comedidos, vai ser celebrado pelo Língua do P. O sarau "30 anos sem Drummond" pretende lembrar estes e outros poemas dos poetas que participam do projeto e também de convidados. O sarau acontece nesta quinta-feira (17), na quinta edição da CLIM, quando se completam exatos 30 anos da passagem do poeta. A ação acontece às 20h no Espaço CLIM, na orla de Cavaleiros, em parceria com o Festival Gastronômico.

Conheça as estrelas do festival:

Bem Natural


Peixe Genovês - Descrição do prato: filé de peixe grelhado ao pesto com purê de batata baroa.

Chef: Raphael Bortoni

Boteco do Bigode

Mignon ao Trio - Descrição do prato: escalope de filé mignon refogado na manteiga com ervas finas ao molho blue cheese, com purê de três batatas, servido na cestinha de parmesão.

Chef: Aécio Lopes.

Devassa

Devassa Chic - Descrição do prato: arroz com carne seca, frango, carne de porco, calabresa e bacon acompanhados de tomate cereja confitado, ovo de codorna e batata gratinada no azeite de especiarias.

Chef: Virgílio Paixão.

Durval Gastronomia

Lula e a Cachaça - Descrição do prato: lula flambada na cachaça com cebola roxa, ao creme de "tinta e polvo", vinho do porto e alho poró.

Chef: Geraldinho.

Estação da Praia

Olha a Marra do Porco - Descrição do prato: pernil ao molho de ossobuco, queijo, farofa de bacon e purê de batata doce.

Chef: Ronaldo Ribeiro.

Frutos de Goiás

El Toro - Descrição do prato: beef Ancho Angus em largas fatias gratinadas na manteiga ao molho de queijo cablanca gratinado, servido em pão italiano.

Chef: Junior Barcelos.

Ilhote Sul

Paella do Atlântico - Descrição do prato: paella de frutos do mar com marisco, vôngole e lagostim fresco na casca, lula, polvo, arroz cozido no caldo de crustáceos, legumes e açafrão.

Chef: Renato Martins.

Kebäb Store

Trem Bão! - Descrição do prato: tutu cremoso, molho ao sugo com linguiça de ervas, torresmo e chips de couve.

Chef: Miriam Dias Barbosa.

Lancheria

Galinha Perdida na Mandioca - Descrição do prato: creme de mandioca, frango rústico com palmito e especiarias, farofa crocante de queijos e pimenta biquinho.

Chef: Bruno Barbosa.

Le Blanc Gastronomia

Sopa Thai de Camarões - Descrição do prato: típica sopa tailandesa levemente picante de camarões, cogumelos, leite de coco, capim limão e gengibre.

Chef: Rafael Coelho.

Liugi Ristorante

Talha-Lindo - Descrição do prato: ragu de lagosta, talharim fresco ao molho branco e alho poró

Chef: Luciano Borboleta.

Parada do Chopp

Filé do Parada - Descrição do prato: filé mignon ao molho chimichurri, ervas finas, tomate, cebola, pimentão, azeite e arroz com presunto, cebola, ervilha, salsa, alho e batata palha

Chef. Irineu Filho.

Picanha do Zé

Picanha invertida recheada - Descrição do prato: picanha invertida assada no forno recheada com três tipos de queijo (mussarela, cheddar e prato), calabresa defumada e cenoura, marinada em especiarias e molho especial do chef.

Chef: Vitor Neves.

Sancho

Senor Porco - Descrição do prato: porco laqueado no melado, cogumelos frescos e aligot de abóbora.

Chef: Alex Luz.

Seu Adonias Botequim

Costela La Bombonera - Descrição do prato: costela de Tira Angus no gril, chimichurri fresco picante, batatas bravas e creme azedo.

Chef: Renato Martins

Puro e Simples

Penne e Cogumelos Frescos - Descrição do Prato: Penne, mix de cogumelos frescos, azeite extravirgem e especiarias.

Chef: Ishina Giarola.

Núcleo Gourmet

Viva RO - Contemporâneo bobó de camarão e batata baroa em pão de macaxeira e chips crocantes de banana da terra.

Chefs: Pedro, Fábio e Rosângela.

Xurrasclube

Duo de Cordeiro - French rack servido com purê rústico e ragu de paleta de cordeiro ao vinho.

Chef: Pamela de Almeida.

Café Guria

Pavlova com creme de pâtisserie com banana caramelada.

Chef: Barbara Meneghel e J Baker

PROGRAMAÇÃO DA COZINHA SHOW TODESCHINI e SHOWS

QUINTA-FEIRA DIA 17


18h - CLIM - A autora Cristina Villaça contará a experiência de reunir em um livro histórias e receitas interligadas, ao lado da escritora Dailza Ribeiro, uma das autoras. A Chef Joelma Celestrini inspirada na receita da história de Dailza Ribeiro vai preparar uma deliciosa moqueca.

19h - Panificação com Philippe Lanie, padeiro francês

20h - Barista Adriana Valinhas de Rio das Ostras (vai apresentar as principais diferenças entre o café especial e o tradicional de mercado em um bate-papo descontraído e informativo)

20h - Música Itinerante com Violino e Sax de Samuel-Henrique

20h - DJ na tenda

21h - Embaixadora Viña Montes da Mistral Lilian Cavallari (SP)

22h - Chef Ana Bueno do Restaurante Banana da Terra de Parati RJ

22h - Show de Allie Maranhão

SEXTA-FEIRA DIA 18

18h - CLIM - O cantor, compositor e poeta Tibério Azul conta e canta os caminhos da arte de escrever e compor. A confeiteira Eneida Arendt vai levar o sabor latino do cumaru, a baunilha brasileira, na elaboração de um doce.

19h - Gastronomia Vegana com o Chef Ishina Giarola do Sana

20h- Sommelier de Cachaça Isadora Bello Fornari

20h - Música Itinerante com Violino e Sax de Samuel-Henrique

20h - DJ na tenda

21h - Chef Lara Carolina macaense que atua no mercado de SP

22h - Chef Paula Prandini, que comanda o gastrobar Stuzzi no Leblon e Empório Jardim, RJ

22h- Show de Flávia Duboc

SÁBADO DIA 19

9h - Apresentação dos músicos e instrumentistas da banda da Secretaria Municipal de Educação

10h - CLIM - Bate-papo com a autora, professora e poeta Cíntia Barreto e o cantor Tibério Azul sobre o lugar da poesia contemporânea. O Chef Mauro Dias vai mostrar como o pão pode abrigar os sabores.

11h - Fotógrafo Thomás Rangel do RJ

12h - Chef cearense Russo

13h - CEDUCO Escola de Gastronomia

17h - Bate-papo com o diretor teatral Miúdo seguido da apresentação teatral sobre leitura baseado no livro do Menino Maluquinho, de Ziraldo, com o ator mirim Luiz Eduardo Toledo. A confeiteira Eneida Arendt vai preparar um bolo interativo para as crianças

18h - A fonoaudióloga Luciana Aguilar e a autora Simone Mota recebem o autor Raphael Vidal. O Chef convidado para prepara uma comidinha de boteco é Alex Luz.

20h - Chef Pedro Rodrigues do Bartrô Restaurante e Bistrô de Rio das Ostras prepara um bobó de camarão

20h - DJ no Palco

21h - Chef Bruno Marasco do Restaurante Dona Carmina de Niterói

22h - Chef Kátia Barbosa do Restaurante Aconchego Carioca RJ

23h - Show do grupo Jazz Macaípa

DOMINGO dia 20


10h - CLIM - A autora Andrea Araújo, carioca, ilustradora e escritora, apresentando seu primeiro livro ABC dos sentimentos.

11h - Beer Sommeliere Janaina Faller fala sobre Cervejas Artesanais - Brassagem da ACERVA Macaé

13h - Palestra com Virgílio Paixão do Devassa e Júlio Pinto do Xurrasclube sobre Churrasco de Chão

14h - CLIM - O autor mirim Luiz Eduardo Toledo e a atriz mirim Bruna Oliveira conversam com a pedagoga Raquel Petersen sobre leitura de palavras e de mundo.

16h - RODA DE SAMBA


Fotos Relacionadas