Fórum de Cultura online será aberto ao público

13/06/2021 16:07:00 - Jornalista: Andréa Lisboa

Os convidados responderão a perguntas encaminhadas pelo youtube da Secretaria de Cultura

Pela primeira vez de forma remota, a Prefeitura realizará um fórum de cultura. A proposta do ‘Fórum de Cultura de Macaé - Os desafios dos conselhos de políticas culturais no cenário atual’ é informar à Sociedade Civil e contribuir para a formação dos recém-eleitos membros do Conselho Municipal de Políticas Culturais de Macaé (CMPCM – 2021/23, Lei 4.446/2018). O evento, que acontece na próxima terça-feira (15), às 19h, pelo Facebook da Secretaria de Cultura de Macaé, é aberto e sem necessidade de inscrição.

"O Fórum de Cultura de Macaé é a culminância do processo eleitoral do CMPCM 2021/23. Nele serão apresentadas questões relacionadas ao nosso Sistema Municipal de Cultura, como 'CPF da Cultura', Fundo Municipal de Cultura, entre outras, aos conselheiros e à sociedade. Este fórum é também um importante instrumento para debatermos questões relacionadas às políticas culturais da nossa cidade com a Sociedade Civil e o Conselho. Por isso, é de extrema importância que toda a Sociedade Civil participe, para que possamos, juntos, direcionar as artes e toda a cadeia produtiva da cultura de Macaé", disse o secretário de Cultura, Edie Lameu.

Foram convidados para participar do Fórum representantes de colegiados de outras instâncias de mobilizações coletivas oficiais. Eles passarão uma visão geral do funcionamento dos sistemas de cultura de forma explicativa. Cada participante terá 15 minutos de fala e, logo após, responderão a perguntas do público de forma remota. A Secretaria de Cultura objetiva ainda realizar uma conferência de cultura no final deste ano.

Participa do Fórum a presidenta do Fórum de Cultura do Norte Fluminense, Katia Macabu. Ela é fundadora e gestora cultural do Espaço Multicultural Kátia Macabu e criadora e diretora do grupo ‘Nós do Teatro’. Kátia, que integrou por três períodos o Conselho de Cultura de Campos dos Goytacazes/RJ, é Mestra em Planejamento Regional e Gestão de Cidades pela Universidade Cândido Mendes (Ucam).

Também explanará no Fórum a superintendente de Artes da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro (SECEC) e Presidenta do Conselho Estadual de Políticas Culturais do RJ, Taydara Araújo. Com ampla experiência na área de implementação de políticas públicas culturais e sociais, Taydara foi idealizadora e coordenadora do programa Cadeira Cativa, com o objetivo de fomentar a democratização de acesso às artes na cidade do Rio de Janeiro.

Também integrarão o Fórum, a representante do Norte-Fluminense no Conselho Estadual de Políticas Culturais do RJ, Iara Lima, que coordena o grupo ‘Faz de Conta’ de teatro e contação de histórias; e o assessor de Relações Intermunicipais da SECEC, Adenilson Honorato.

A eleição para a composição do CMPCM aconteceu de 13 a 15 de maio. O Conselho Municipal é composto por 22 conselheiros eleitos e seus respectivos suplentes, membros da Sociedade Civil que representam onze segmentos culturais do município. E ainda, por 22 conselheiros e seus suplentes do Poder Público. O órgão integra o município ao Sistema Estadual e ao Sistema Nacional de Cultura, o que viabiliza, com o Fundo Municipal de Cultura, a celebração de convênios.


Fotos Relacionadas