Museu expõe "Um 'ser' Mulher"

22/03/2019 10:03:00 - Jornalista: Andréa Lisboa

Foto: Andréa Lisboa

As visitas são de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, para pessoas maiores de 14 anos

Cerca de 350 pessoas já passaram pela exposição fotográfica coletiva "Um 'ser' Mulher – do Útero à Luta", aberta semana passada no Solar dos Mellos. Fotógrafos, artistas e estudantes têm sido os principais apreciadores dos painéis de diferentes estilos e técnicas de onze fotógrafos da região Norte Fluminense. A exposição integra a programação da Secretaria de Cultura comemorativa do Dia Internacional da Mulher (8 de março).

Os trabalhos apresentados são dos fotógrafos Aline Prado, Amanda Morais, Arthur Damasceno e Letícia Paizante, Chaynala Moret, Leandro Cunha, Lis Guedes, Muniqui Eilid, Silvia Jardim, Thuanni Guimarães e Xamin.

"Esta é uma forma simbólica de homenagear as mulheres, porque sabemos das dificuldades de ser mulher em nossa sociedade. O Solar é uma casa onde se respira arte e pretendemos trazer cada vez mais conteúdo para ver o museu sempre cheio assim", disse o secretário de Cultura, Thales Coutinho.

Na semana passada, duas turmas do curso profissionalizante Muito Mais foram conferir a mostra. O professor Marcus Castro indica a exposição. “Duas ex-alunas estão expondo, Liz Guedes e Leticia Pizante, então trouxe os que estão começando, porque acredito que a transformação do mundo seja a transformação do modo como se observa o mundo. Antes de fotografar com a câmera, fotografamos com o olhar. É necessário valorizarmos este olhar voltado ao outro e o olhar do outro”, disse.

Mostra aborda luta por causas femininas

A mostra é composta por painéis retratando a luta por causas femininas em fotos jornalísticas, ou com o olhar estético, apresentando mulheres em momentos especiais, e ainda representando conceitos artístico-filosóficos. A fotógrafa Amanda Moraes Manhãs (24), criada em Macaé, é formanda no curso de Psicologia e estuda, no campo da Fenomenologia Existencial, o ser no mundo. O seu trabalho fotográfico é autobiográfico. Amanda se coloca como ser no mundo e registra as suas emoções que são interpretadas por modelos. Ela comentou um dos seus trabalhos preferidos, que apresenta uma menina interagindo com o seu reflexo em uma poça d’água.

"Eu falo da minha relação com o mundo através das modelos. Estamos sempre abertos a transformações e a transformar. Eu tenho um sentimento, uma inquietação, e a modelo também. Ela interage durante o ensaio e improvisamos um roteiro, que neste caso era a reconstrução de si mesmo com as próprias mãos. Assim, uma das mãos mergulha no reflexo. Por serem muitas as questões na sociedade que a mulher tem que enfrentar, a sua angústia em existir passa a ser maior", frisa.

Também a expositora, Silvia Jardim (28), manifesta-se por meio desta arte. “Busquei reescrever a minha vida fazendo autorretratos libertários. Também escrevo, então faço uma foto e um poema, ou o inverso”, revelou.

"Achei incrível este espaço e a exposição enaltecendo as mulheres neste mês para elas com trabalho de artistas da região. É uma iniciativa muito boa que precisa se repetir", destacou a fotógrafa Letícia Rangel (22).

A curadora da exposição e produtora cultural da Secretaria de Cultura, Priscila Azeredo, explica que o objetivo foi mostrar o maior número de visões possíveis, para que cada mulher se sentisse representada de alguma maneira. “Temos as bebês em um mundo de fantasia, temos noivas, gestantes, mães, militantes, negras, ruivas e também os trabalhos interiorizados”.

"É uma exposição inovadora. Esperamos que muitas escolas, especialmente de Ensino Médio, venham visitá-la. São diversos bons fotógrafos na cidade e região com propostas diferentes e a ideia foi juntar tudo", ressalta uma das curadoras e produtora da exposição, Sheila Juvêncio.

A exposição, com entrada franca, está aberta ao público, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. A classificação etária é 14 anos. O Solar dos Mellos está localizado na Rua Conde de Araruama, 248, no Centro da cidade. Mais informações pelo telefone 2759-5049.


Fotos Relacionadas