Museu: visitas guiadas à exposição prosseguem até julho

22/05/2019 09:29:00 - Jornalista: Andréa Lisboa

Foto: Divulgação

Os visitantes poderão conhecer também as salas do ‘Macaé em fontes primárias’, assistir animações culturais ou palestra com historiador

A programação externa da 17ª Semana Nacional de Museus de quinta (17) e sexta-feira (18) foi transferida para a próxima semana. Entretanto, as visitas guiadas já agendadas e a palestra do ciclo ‘Sei Sebrae’, voltada aos microempreendedores individuais (MEIs) colaboradores do projeto ‘Quintas no Museu’, foram mantidas. As quatro palestras do ciclo acontecem das 13h às 17h, até o final deste mês. Já o projeto Visita Guiada, dirigido à exposição “Cultura para Todos, o Futuro das Tradições”, estará aberto para agendamento até 26 de julho.

Cinquenta estudantes do 4º e 5º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Municipalizada Jacira Tavares Durval, no bairro Novo Cavaleiros, participaram, na última semana, do projeto Visita Guiada. Os programas de visitação ao museu são adequados a cada grupo por faixa etária e nível de ensino. As atividades incluem, além da visita pelos cômodos com mostra permanente do Solar dos Mellos e à nova exposição, palestra e apresentação audiovisual sobre a história e aspectos culturais do município.

Os mais novos podem conhecer, através de animação, as lendas de Macaé. Para os mais velhos, a novidade é a ampliação dos espaços a serem visitados. O museu este ano abriu as três salas de pesquisa onde acontece o projeto Macaé em Fontes Primárias, no qual documentos processuais do cartório do 1º e 2º Ofício de Notas da Comarca de Macaé dos séculos XIX e XX estão sendo higienizados, digitalizados e arquivados para serem democratizados e atenderem, especialmente, a pesquisas acadêmicas. Contribuindo com a equipe de servidores municipais, uma composta por três jovens do projeto municipal de inclusão pelo trabalho ‘Nova Vida’ e um do Guarda Mirim está sendo treinada é já atua na higienização e escaneamento de documentos históricos que, catalogados e digitalizados, estarão à disposição para pesquisa pública.

"É muito importante esta parceria entre a Secretaria de Cultura e a de Ordem Pública para a formação destes jovens por meio do museu. Conhecendo a importância de nosso patrimônio cultural, eles os valorizam, o que contribui para o resgate do legado de nossos antepassados, de nossas tradições e de nossas memórias. Foi um grande prazer poder contribuir para o ingresso deles no mundo do trabalho, sabendo que irão estimar os locais históricos em que estarão atuando, além de estarem preparados para prestarem informações turísticas e culturais. A conservação e preservação de nosso patrimônio cultural contribuem para manter viva a identidade macaense", salienta Bruno Rodrigues.

A ‘Visita Guiada’ é uma integração museu-escola e compõe o Programa de Educação Patrimonial do museu. O coordenador do programa municipal, o historiador e paleógrafo, Bruno Rodrigues de Azevedo, é o responsável pelo treinamento dos jovens do ‘Nova Vida’ e ainda pela formação de turmas em ‘História Regional’, com as disciplinas: Educação Patrimonial e História Regional no museu. As aulas são ministradas em quatro horas semanais com duração de três meses.

Este ano, já passaram pela formação no museu 90 guardas mirins em duas turmas (manhã e tarde). Nos dois anos anteriores, além de agentes dos projetos Guarda Sênior e de agentes do projeto Nova Vida, alunos do centro de formação profissionalizante da Secretaria de Educação (Cetep) concluíram a formação e foram certificados.

Os grupos que quiseram marcar para participar dos projetos do Programa de Educação Patrimonial do Município devem entrar em contato pelo telefone 2759-5049, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. A marcação é necessária apenas para grupos formados por no mínimo dez pessoas e que não devem ultrapassar 40. O agendamento também pode ser feito pessoalmente no Solar dos Mellos, Rua Conde de Araruama, 248, no Centro. Os grupos precisam ter transporte próprio.


Fotos Relacionadas