Oficinas no Museu começam nesta quinta

16/10/2018 12:03:00 - Jornalista: Andréa Lisboa

Foto: João Barreto e Rui Porto Filho

Encontro de artesãos será das 14h às 18h, no Solar dos Mellos

A primeira oficina do projeto ‘Quintas no Museu’, da Secretaria de Cultura de Macaé, será a ‘Handmade’ (feito à mão). Para participar desta ação gratuita não é preciso inscrição prévia. Basta levar a curiosidade ou os trabalhos artesanais que estejam confeccionando para trocar experiências com artesãos dos diversos grupos da cidade, artistas plásticos e outros das áreas de designer e de criação de produtos. Será uma oportunidade para adquirir novos conhecimentos e também de comprar objetos artesanais locais e apreciar boa música.

O ‘Quintas no Museu’ é um projeto novo, que acontecerá sempre às quintas-feiras, no Solar dos Mellos – Museu da cidade de Macaé, das 14h às 18h, localizado na Rua Conde de Araruama, 248, no Centro. A ‘Oficina de Handmade’ será na quinta-feira (18), nos jardins do solar.

"O projeto teve início em 27 de setembro já com a participação de 35 artesãos de diversos grupos da cidade, quando a proposta foi apresentada. A maioria dos profissionais está cadastrada por meio de parceria com a Secretaria de Estado de Cultura. Daremos sequência à ‘Oficina de Handmade’ promovendo as de ‘Desing de Produtos’, ‘Como precificar suas peças?’, ‘Embalagens que valorizam suas vendas’, ‘Como fazer etiquetas?’, ‘Fotografia de peças para vendas na internet’, entre outras relacionadas ao Handmade. O museu também passa a ser um local para exposição e venda dos produtos artesanais de Macaé e um espaço cultural de convivência", enfatiza o secretário de Cultura, Thales Coutinho.

A Oficina de Handmade busca aprimorar o conceito do trabalho artesanal, unindo os grupos de artesãos, ateliês, artistas individuais e pessoas que desejam aprender ou aprimorar os seus conhecimentos num só local, unindo ideias. Uma das produtoras do evento, Cláudia Barreto, explica: “Compartilharemos as nossas histórias de vida, experiências de sucesso e também aquelas que não foram tão boas assim. Será uma oportunidade para descobrirmos, junto a especialistas, o porquê não foram bem-sucedidas. Este será o nosso ponto de encontro. O museu se transforma em laboratório a céu aberto. Em outra fase, vamos também registrar as histórias de vida de cada um dos participantes deste processo com o objetivo de formar um banco de dados de memórias”, frisa.

Após o encerramento da oficina, às 18h, os jardins do museu se tornarão espaço para exposição e venda de produtos artesanais e também para apreciação da boa música da Escola Municipal de Artes Maria José Guedes (Emart). O público poderá ainda lanchar e apreciar doces e cafés nas barracas e bikefoods dos microempreendedores individuais que participarão do evento. A proposta é a promoção de cultura e de entretenimento aliada à geração de trabalho e renda.

Além disso, os visitantes participarão da exposição "Celebrando a Educação nos Museus – Tempo, linguagens e memórias" e as salas de acervo do Solar dos Mellos para conhecer um pouco mais sobre a história do município. Outras informações pelo telefone 2759-5049.


Fotos Relacionadas