‘Poesia Preta’ e ‘Fala Preta Regional’ foram temas no museu

18/11/2021 15:44:00 - Jornalista: Andréa Lisboa

Foto: Bruno Campos

Curta no Museu Online exibe filme nesta quinta

Os eventos comemorativos da Semana da Consciência Negra continuam até sábado (20). Na noite de quarta-feira (17), o Café Literário, com o tema ‘Poesia Preta’, foi realizado no Solar dos Mellos, pelos poetas Gerson Dudus, Isabella Ingra e convidados. O evento contou ainda com o maculelê e a capoeira do mestre Kibe. Em seguida, a professora Katia Magalhães conduziu o bate papo ‘Fala Preta Regional’. Na quinta-feira (18), será lançada a programação online, o filme ‘Poética na Incorporação’.

O Café Literário foi aberto com apresentações culturais e capoeira do grupo do mestre Kibe, que tem alunos em diversos bairros da cidade. O secretário de Cultura, Leandro Mussi, presente ao evento, frisou que não se pode deixar a história se perder. “Devemos tratar da importância do negro para a nossa sociedade”, disse.

“Em Macaé, temos muitas vertentes de origem africana e, enquanto a Cultura estiver trazendo estas pessoas para perto e dando voz a elas, a cultura nunca irá morrer”, completou a diretora do Solar dos Mellos, Patrícia Barbosa.

Para a professora Katia Magalhães, é fundamental que as crianças pretas e periféricas se reconheçam e também conheçam a sua história. “É muito importante estar no Solar dos Mellos, um lugar que teve uma história de escravidão, para tratar do empoderamento do povo preto e do reconhecimento da sua cultura. Eu saúdo os que passaram por aqui, porque estou aqui, neste momento, porque eles passaram. Mas estou com outro papel, o de legitimá-los na história.

Precisamos falar da riqueza cultural que veio dentro de um navio negreiro, não só dor”, ressaltou.

Junto ao público presente, estava uma turma da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Colégio Estadual Matias Neto, no Centro. Os alunos receberam certificados de participação na palestra ‘Fala Preta Regional’, que é válida como carga horária acadêmica.

Também está na programação da Semana da Consciência Negra o filme ‘Poética na Incorporação'. Ele será lançado pelo projeto Curta no Museu Online, nesta quinta-feira (18), às 19h, no YouTube Secretaria de Cultura de Macaé. O link para exibição é https://youtu.be/gk6OibKfQFI. O curta tem roteiro e direção de Igor Fagundes.

As imagens, som e edição são de Julius Mack. No elenco, além de Igor, está Tulani Pereira. O filme é uma realização do Núcleo Interdisciplinar de Filosofia, Poética e Corporeidade – NuNada, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

A programação gratuita que começou no Centro da cidade, se encerrará no sábado, Dia da Consciência Negra, no distrito do Sana. O Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, oficializado em 2011, foi criado para provocar reflexões sobre o racismo estrutural da sociedade brasileira e discutir ações para o seu combate.

Confira a programação:

Quinta-feira (18) - No Centro Macaé de Cultura, às 16h, haverá a roda de conversa ‘Feminismo Negro’. Logo após, terá início o ‘Cinegritude’;

Sexta-feira (19) - No Centro Macaé de Cultura, a partir das 14h, haverá baiana do acarajé vendendo a comida típica. Às 15h, a poeta angolana, Zila Conceição Joaquim Calei, e a fotógrafa e artesã, Graziele Cristine de Jesus, vão mostrar o projeto Zila e Grazi, que traz histórias, artes, dança e canto africanos. Às 15h30, elas conduzirão a oficina Confecção de Turbantes. A Capoeira de Mestre Kiko será a atração das 16h, seguida pelo Maculelê, às 16h30. Depois o Cinegritude, às 17h, exibirá o filme ‘Café com Canela’;

Sábado (20) - No CriaSana, no distrito do Sana, acontece o sarau ‘Palavra Preta’, com Gerson Dudus e Isabella Ingra. Após o evento de poesia, o Cinegritude apresentará o filme ‘Café com Canela’.


Fotos Relacionadas