Praia com circo e atrações esportivas no fim de semana

29/01/2020 16:04:00 - Jornalista: Carla Cardoso

Foto: Artes dos eventos

Nesta quinta (30), a partir das 18h, tem apresentação do palhaço Fabiano

A diversão e a gargalhada estão garantidas na programação Circo a Céu aberto, que a Secretaria de Cultura promoverá nestas quinta e sexta-feira (30 e 31), no parquinho da Praia Campista, próximo à arena do Sesc Verão. Na quinta (30), a partir das 18h, tem apresentação do palhaço Fabiano. Já na sexta (31), no mesmo horário, a atração será a Companhia Chirulico.

Morador do Sana, o ator Fabiano Freitas, além de palhaço, é também artista de rua, arte educador e equilibrista em perna de pau. Já realizou centenas de espetáculos, ao longo dos mais de 17 anos de carreira. Professor de Artes Circenses nos polos de Cultura dos distritos de Glicério (da Serra) e do Sana (CriaSana), Fabiano é criador do projeto ‘O Circo a Céu Aberto’, com seu personagem palhaço Piter Crash.

Números inspirados em esquetes tradicionais entre os palhaços brasileiros, utilizando argolas, malabares, bexigas, entre outros, também vão dar boas vindas ao fim de semana, na sexta-feira, com a apresentação da Companhia Chirulico.

Criada em 2013, por Anthony Brito e Aline Barbosa - moradores em Macaé - a companhia conta com integrantes formados pela Escola Livre de Palhaços (EsLiPa) e o seu principal foco de pesquisa são os palhaços brasileiros que atuam nos circos, nas ruas e nos folguedos populares.

Desde 2014 realiza o “Circo de Areia”, uma ocupação cultural independente na Praia dos Cavaleiros (Macaé/RJ) promovendo espetáculos de seu repertório e de grupos convidados. Além disto, desde 2018 integra a equipe do projeto “De Olho no Duto”, que oferece oficinas, cortejos, espetáculos e rodas de conversa por comunidades dos estados do RJ, SP, ES e MG.

Sesc Verão - O fim de semana promete, com as atrações do Sesc Verão, na arena montada na Praia Campista, rodeada pela Exposição Colírios da Cidade. Sábado (1/2, às 7h e 18h) e domingo (2/2, às 11h e 18h), tem torneio Sesc Verão de Beach Soccer Masculino – Categorias: Sub 7,9,11 e 13, e categoria Feminina adulta. No sábado, às 8h, tem Pilates com a professora Gracy Machado e, às 9h, Aula de Zumba com a professora Jacqueline Óliveir.

No sábado, às 8h, quem quiser meditar pode aproveitar o aulão de yoga. Às 10h e 16h, tem aulão de ritmos. Das 9h às 12h, as quadras estão livres para práticas esportivas. No mesmo horário tem Atividades Recreativas com Brinquedos Infláveis e Radicais. Às 9h e às 14h, tem Clínica de Altinha com Patricinha Fut. Das 14h às 18h, tem Arena Fut.

Às 14h tem oficinas de skate, Futevôlei, Beach Tênis, Beach Soccer, Beach Vôlei e frescobol, e, às 17h, oficina de lutas. Às 18h30, a música toma conta da praia com show da Banda Black Doze. Às 19h30, tem exibição do filme "1817 - A Revolução Esquecida".

No domingo, as atrações continuam com aulão de Yoga, às 8h, quadras livres até 12h, atividades recreativas com Brinquedos Infláveis e Radicais no mesmo horário. Às 10h tem aulão de Ritmos e, às 14h, Arena Fut. A partir das 14h acontecem as oficinas de altinha, Skate, Futevôlei, Beach Tênis, Beach Soccer, Beach vôlei e Frescobol. Às 16h tem aulão de Ritmos e, às 17h, Oficina de Lutas. A programação de domingo se encerra às 19h30, com exibição do Filme "A Floresta é nossa".