Prazo para recurso à seleção dos prêmios culturais vai até dia 18

11/12/2020 18:51:00 - Jornalista: Andréa Lisboa

Foto: Divulgação

A qualidade dos projetos apresentados é de excelência

O prazo para recurso dos agentes culturais às Atas de Decisão Preliminar das análises dos projetos inscritos nos editais de prêmios ‘Macaé Cultura na Rede’ e ‘Macaé Cultura Ativa’ vai até a próxima sexta-feira (18). As reuniões da Comissão de Avaliação de Projetos para análise da documentação dos concursos 1/2020 e 2/2020 aconteceram na quarta-feira (9) e quinta (10), respectivamente.

As atas foram publicadas nesta sexta-feira (11), no Portal da Transparência do Município (www.macae.rj.gov.br). A criação dos editais foi necessária para a destinação dos recursos do Fundo Nacional de Cultura (FNC), através da Lei Aldir Blanc (14.017/2020), ao setor artístico e cultural de Macaé, afetado pelo isolamento social em decorrência da covid-19.

Para a secretária de Cultura, Francine Braz, este é um momento ímpar para a Cultura do Município.

- O recebimento de recurso do FMC, em meio à pandemia, gerou a necessidade de editais culturais. Os projetos inscritos nos editais passaram por processos de seleção junto à Comissão Técnica da Secretaria de Cultura, formada por membros das várias vertentes culturais, que buscou contemplar as diversas linguagens da cultura. A qualidade dos projetos apresentados é de excelência. A partir da Lei Aldir Blanc, saímos com um diagnóstico melhor das necessidades da cultura no Município. Agora torcemos para que os recursos da Lei possam ser prorrogados para o próximo ano, para viabilizar o lançamento de novos projetos e assim contemplarmos mais artistas, diz.

O ‘Macaé Cultura na Rede’ premiará vídeos de apresentações artísticas e de oficinas de capacitação. Os vídeos vão ficar disponíveis à população nas plataformas digitais vinculadas à Secretaria Municipal de Cultura de Macaé gratuitamente. Já o ‘Macaé Cultura Ativa’ subsidiará ações artísticas e culturais em Macaé, que poderão ser realizadas após o período de calamidade pública. Os editais foram elaborados pela Cultura em conjunto com o Comitê Gestor, criado pela lei de Regulamentação Municipal da Lei Aldir Blanc (DM 153/2020), que conta com membros do Conselho Municipal de Políticas Culturais de Macaé (CMPC).