Prefeitura Municipal de Macaé

Secretaria Municipal de Cultura

Projetos no museu reiniciam na próxima semana

2019-01-08 15:48:00 - Jornalista: Andréa Lisboa
Compartilhe:  
Foto: Equipe Secom
‘O Circo a Céu Aberto’ encerrou a edição 2018 do ‘Quintas no Museu’

Os projetos da Secretaria de Cultura, os mensais Curta no Museu e o novo Café Literário, assim como o semanal Quintas no Museu, voltam ao Solar dos Mellos a partir da segunda quinzena deste mês. O Curta no Museu, programa da primeira quarta-feira do mês, acontecerá, excepcionalmente, na terça-feira (15). O ‘Quintas no Museu’, com exposição do artesanato criativo da cidade e gastronomia local, será na quinta-feira (17). O evento leva sempre uma boa atração artística aos jardins do Solar e estimula o compartilhamento cultural e o empreendedorismo.

Com a retomada dos projetos, as portas do museu estarão abertas para aqueles que quiserem fazer uma visita guiada por historiador ao Solar para conhecer o seu relevante arquivo histórico-cultural. A visitação é gratuita e grupos devem agendá-la pelo telefone 2759-5049. Já o projeto ‘Lugares de Memória’ abrirá agenda em fevereiro. Ele integra o ‘Programa de Educação Patrimonial’ junto com o ‘Visita Guiada’, o ‘Professor Investigador’ (semestral) e o ‘Macaé em Fontes Primárias’, de preservação de memória, em andamento. Já o relançado ‘Café Literário’ permanecerá na última quarta-feira do mês.

"Começamos o ano com a sensação de dever cumprido em 2018 e com gratidão pela equipe e pelo reconhecimento dos artesãos e demais empreendedores, que começaram conosco em setembro, e já colhem os frutos deste trabalho. Muitos estão obtendo a sua renda através desta iniciativa e criando novos vínculos de amizade. Estou grato também aos artistas de Macaé, que tanto contribuíram para o sucesso da proposta", diz o secretário de Cultura, Thales Coutinho.

Motivação para 2019

Os microempreendedores dos segmentos de artesanato e de gastronomia disseram que se sentem motivados para o novo período. Viviane Dantas, da marca ‘Gelados da Vivi’ de geladinhos gourmet, foi um deles. “Estou trabalhando aqui desde que o projeto começou e está valendo a pena. Os eventos são muito divertidos e o ambiente é familiar e agradável. Espero que continuemos juntos em 2019”, comenta.

O professor de Artes Circense nos polos de Cultura dos distritos de Glicério (da Serra) e do Sana (CriaSana) e criador de ‘O Circo a Céu Aberto’, Fabiano Freitas, já levou seu show ao museu por duas vezes este ano e comemora o sucesso das iniciativas no Solar. “Estamos no museu também fazendo história. ‘O Circo a Céu aberto” é a minha história e é esta diversidade de artes que faz a cultura. Se unimos estas coisas, nos fortalecemos muito”, ressalta.

"O evento no museu é muito bom, divertido e importante para os artistas e para as pessoas que vendem os seus produtos. Gostei mais do brinquedo e do show do palhaço. Preferi o final com fantoche", disse Marckson Yuri, 8 anos, morador do bairro Botafogo, referindo-se ao número ‘Alma de Boneco’ de ‘O Circo a Céu Aberto’.

Os eventos realizados e os projetos criados em 2018 passaram a contar com oficinas de aprimoramento em diferentes segmentos. Cerca de 5 mil visitantes interagiram em atividades realizadas no museu no ano passado.

Todas as atividades realizadas no Solar dos Mellos, localizado na Rua Conde de Araruama, 248, no Centro, têm entrada franca.

+ Mais Notícias