Solar dos Mellos abriga 12ª Primavera dos Museus

17/09/2018 17:17:00 - Jornalista: Catarina Brust

Foto: Rui Porto Filho

Eventos acontecem até sábado no Museu da Cidade de Macaé

Com uma vasta programação, o Solar dos Mellos - Museu da Cidade de Macaé, abriu, nesta segunda-feira (17), à tarde, as comemorações pela 12ª Primavera dos Museus. A celebração de cunho nacional se estende até sábado (22) no município e foi iniciada com a abertura da exposição "Celebrando a Educação nos Museus – Tempo, linguagens e memórias". Alunos do Ensino Médio do Colégio Estadual Matias Neto participaram do evento e puderam conhecer o tema desse ano que é "Celebrando a Educação em Museus".

- Temos que valorizar esse espaço de cultura para conhecermos mais nossa história. Esse é um local que precisa convergir para receber diversas atividades como dança, oficinas, para que tenhamos expressões culturais variadas e estejamos abertos para receber novas experiências. Precisamos construir uma sociedade que valorize a cultura e que seja uma semana proveitosa para todos vocês - destacou o secretário de Cultura, Thales Coutinho.

Os alunos do Ensino Médio conheceram a exposição. Maria Eduarda F. Lopes, 16 anos, já tinha visitado o Solar dos Mellos - Museu da Cidade de Macaé quando mais nova. "Acho importante ter um museu na cidade para lembrar o passado e refletirmos o presente", disse a aluna do primeiro ano.

Adriele S. Silva, 17 anos, também gostou da visita. "Já tinha vindo aqui. Uma vez passamos pela porta e resolvemos visitar o museu. É importante ter um local para contar a história da cidade", disse a aluna do primeiro ano.

Em seguida, visitantes e alunos puderam acompanhar a visitada guiada com o historiador Bruno Rodrigues à exposição "Celebrando a Educação nos Museus – Tempo, linguagens e memórias" e que tem curadoria da fotógrafa Cláudia Barreto.

A casa de 1891 abriga, desde 2004, o Solar dos Mellos. Com acervo e parte documental, o museu tem à frente a diretora Viviane Matos Chagas. "Continuamos a ser uma casa de pesquisa que já está bem conhecida e, agora também com diversidade de culturas, como a dança, por exemplo, oficinas de audiovisual, artesanato. Enfim, uma casa aprendizagem como um todo", disse a diretora do Solar dos Mellos - Museu da Cidade de Macaé.

Nesta quarta-feira (19), às 14h, haverá apresentação de dança da Escola Municipal de Dança - EmDança. No encerramento, no sábado, o trecho da Rua Conde de Araruama, entre as Ruas Teixeira de Gouveia e Visconde de Quissamã, será fechado para a realização de diversas atividades. A programação começa às 9h30 e vai até às 18h, com Circo a Céu Aberto, barraquinhas de artesanato e comida, apresentações de dança e capoeira, além de show musical de Choro.

Programação:

Terça-feira (18)


10h - Visita guiada com o historiador Bruno Rodrigues.

14h às 17h - Oficina de vídeos com celular.

15h - Visita guiada com o historiador Bruno Rodrigues.

19h às 21h - Palestra ‘Pelo caminho das Letras: história, educação e memória’, com a doutoranda (UERJ) e mestre (UERJ) em Educação, Cultura e Comunicação, Eliana Santos da Silva Laurentino.

Quarta-feira (19)

10h - Visita guiada com o historiador Bruno Rodrigues.

14h às 17h - Oficina de vídeos com celular.

15h - Visita guiada com o historiador Bruno Rodrigues.

15h - Ensaios Abertos da Orquestra Popular de Macaé (OPM) com músicos da Escola Municipal de Artes Maria José Guedes (Emart).

19h - ‘Café Literário’ do museu, que irá reunir diversos grupos de poetas da cidade de diferentes ‘tribos’.

Quinta-feira (20)

10h - Visita guiada com o historiador Bruno Rodrigues.

14h às 17h - Oficina de vídeos com celular.

15h - Visita guiada com o historiador Bruno Rodrigues.

19h às 21h - 'Mesa Redonda: Educação nos museus’, tema: ‘Educação Museal: novos paradigmas pela diversidade cultural e universalização dos museus’, com a coordenadora do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e museóloga, Luciene Figueiredo. Tema ‘Registro fotográfico: preservação da memória pela imagem e construção de identidade’ , com o fotojornalista Romulo Campos. ‘Patrimônio cultural sob a perspectiva turística, com o turismólogo da Secretaria Adjunta de Turismo de Macaé, Erick Coelho. O mediador da mesa será o historiador do Solar dos Mellos, Bruno Rodrigues.

Sexta-feira (21)

10h - Visita guiada com o historiador Bruno Rodrigues.

14h às 17h - Oficina de vídeos com celular.

18h às 20h - ‘Exibição de Trabalhos’ em vídeo desenvolvidos durante a primeira ‘Oficina de vídeos com celular’, coordenada pelo publicitário e produtor, Hélder Santana, e participação do Prof. Dr. Rafael Costa (Nupem/UFRJ), com a Equipe do Núcleo de Arte, Mídia e Educação do Nupem UFRJ e ainda participação da fotógrafa Claudia Barreto e do cineasta e teatrólogo, Marcelo Tosta.

Sábado (22)

9h30 às 18h - Ocupação de toda a Rua Conde de Araruama com venda de produtos artesanais e gastronomia popular. A programação será para toda a família. Contação de História com Margarida Barcelos do Grupo HistoriArte, às 9h30. Show ‘Circo a Céu Aberto’ de Fabiano Freitas, das 10h às 12h. Apresentação grupos de Dança e de Capoeira do Polo de Cultura da Fronteira. Fechando a ‘12ª Primavera do Museus’, professores da Emart darão um show de Choro, em um resgate do mais tradicional ritmo da cultura macaense.

O Solar dos Mellos está localizado na Rua Conde de Araruama, 248, no Centro.


Fotos Relacionadas