Solar dos Mellos comemora 17 anos de história

02/12/2021 11:18:00 - Jornalista: Tatiana Gama

Programação especial acontecerá no dia 10 de dezembro, a partir das 18h

Com 17 anos de história para contar, o Solar dos Mellos – Museu da Cidade de Macaé, vinculado à Secretaria de Cultura, comemora mais um aniversário nesta quinta-feira (2). E para celebrar a data, o espaço preparou uma programação especial aberta à população, no dia 10 de dezembro, a partir das 18h. A programação do evento contará com a abertura da exposição “Solar dos Mellos: um museu que conta muitas histórias”.

O Solar dos Mellos passou a ser reconhecido como um importante espaço de pesquisa sobre a história e cultura regionais, além de ter se tornado um espaço cultural e de convivência aberto a diferentes públicos, com a lei 2.463/2004.

Atualmente, o museu oferece atendimento à pesquisa das 9h às 14h, visitas à exposição permanente que narra um pouco da história da cidade e de seus moradores, digitalização de acervo documental, cafés literários e projeto “Curta no Museu”. Além disso, alguns objetos expostos integram o acervo em um prédio que retrata a memória social, arquitetônica e urbanística, típicas do século XIX.

“O nosso museu possui importantes acervos que levam a refletir sobre vários momentos ocorridos na cidade, em temporalidades diversas. Promove anualmente exposições, que levam ao público o conhecimento de seus bens culturais. Ele ainda conserva, investiga, comunica o patrimônio material e imaterial com fins de educação, estudo e entretenimento”, frisa a diretora do Solar dos Mellos, Patrícia Barboza.

Ela acrescenta que diversas doações fazem parte do acervo e dão vida e dinâmica ao museu. A coleção Dr. Marlo Fabiano Seixas, por exemplo, é o primeiro conjunto de grande valor documental doado por iniciativa privada. A mais recente doação, recebida das mãos do cineasta Phydias Barbosa, foi o manuscrito da primeira novela radiofônica, de autoria do escritor macaense, Godofredo Tinoco.

“O que nos faz refletir que os acervos estão vivos e disponíveis às pessoas que desejam compartilhar conhecimento cultural. Com essa exposição, desejamos que cada visitante, que entrar pelos portões do Museu, possa sair renovado de informações, alimentado pela história e saciado pela memória. Nossa visão de futuro é de um museu mais participativo, que estimula o sentimento de pertencimento de sua história e de seus acervos”, destaca Patrícia.

Espaço – A casa onde está instalado o museu, desde que adquirida por Cezar Mello, em 1911, foi palco de intensa movimentação cultural. A família recebia inúmeros representantes da intelectualidade que participavam de animados saraus dançantes.

A visita é presencial e, por isso, só podem entrar no Museu pessoas com máscaras, apresentando o passaporte de saúde com a vacina em dia contra a Covid-19 e um documento pessoal com foto. A entrada é gratuita. O Solar dos Mellos está localizado à Rua Conde de Araruama, 248, Centro.