Teatro apresenta duas peças nesta sexta-feira

14/12/2018 14:33:00 - Jornalista: Marilene Carvalho

Foto: arte do evento

‘Memórias de um condenado na terra dos homens da lei' e 'As aventuras do Pequeno Príncipe' são espetáculos com entrada franca

O Teatro Municipal de Macaé exibe ao público nesta sexta-feira (14), com entrada franca, dois espetáculos criados em sala de aula e que integram a Mostra 2018 da Escola Municipal de Artes Maria José Guedes (Emart). As encenações “Memórias de um condenado na terra dos homens da lei”, às 18h, e “O Pequeno Príncipe”, às 20h, são ambas dirigidas pela professora Neyva Santiago. As duas turmas do curso de teatro livre para adultos compõem o elenco. A grande mostra desse ano começou no mês de novembro, envolvendo alunos e professores em diversas apresentações públicas.

"Memórias de um condenado na terra dos homens da lei" decorre de uma obra originada a partir da adaptação de trechos de documentos acadêmicos e periódicos, que retratam o passado da Região Norte Fluminense e alguns fatos da atualidade. A montagem resulta de uma construção conjunta, desde a seleção da temática até o processo contínuo de experimentos de textos aleatórios e na indução da direção a cada ator como criador-colaborador.

A construção de cenas se deu a partir de fragmentos de textos teatrais existentes e romances de outros contextos e temáticas, de autores como Machado de Assis e Bertolt Brecht. “No palco, os atores são coringas e reconstroem narrativas de histórias e fatos dessa região no século XIX, dando vida às diversas personagens que dialogam entre si em temporalidades não definidas. Assim, permitem conduzir à reflexão o imaginário do espectador às espacialidades intercaladas”, explica Neyva Santiago. A classificação é acima de dez anos.

"As aventuras do Pequeno Príncipe" é um espetáculo baseado na obra célebre de Antoine de Saint-Exupery, recontando a história da viagem do Pequeno Príncipe, que deixou temporariamente o seu pequeno planetinha, o asteroide B612, para embarcar e desembarcar pelos diferentes planetas. Nessa viagem, ele adquiriu muitas lições a partir do contato com distintas personagens, dentre as quais compreendeu que a amizade e o amor são aprendizagens insubstituíveis para todos os seres universais. Deixando a reflexão: 'O que cativas?'”. Classificação livre.


Fotos Relacionadas